O presidente Donald Trump comentou hoje a interceptação de três jatos russos que violaram o espaço aéreo da Estônia. Ele disse que seria informado em breve, mas que não gosta “quando isso acontece”, acrescentando que “pode ser um grande problema”.
“Eles vão me informar em pouco tempo, então vou falar sobre isso esta noite ou amanhã”, disse Trump a partir do Salão Oval, quando questionado se via o episódio como uma ameaça da Rússia à Otan.
“Eu não gosto. Não gosto quando isso acontece. Pode ser um grande problema. Mas vou falar sobre isso depois”, acrescentou o presidente.
Três caças russos MiG-31 entraram no espaço aéreo da Estônia sobre o Golfo da Finlândia sem permissão e permaneceram lá por um total de 12 minutos, disse o ministério das Relações Exteriores da Estônia nesta sexta-feira.
Caças italianos F-35 estacionados na Estônia como parte da operação Eastern Sentry da Otan, além de aeronaves suecas e finlandesas, responderam à incursão, informou o comando operacional da aliança militar.
A porta-voz da Otan, Allison Hart, disse que o Conselho do Atlântico Norte se reunirá no início da próxima semana para discutir o incidente.