Trump: Grupo que assumirá TikTok nos EUA terá CEOs da Oracle, Dell e Fox

O presidente Donald Trump disse no domingo (21) que os gigantes da tecnologia e da mídia Larry Ellison, Michael Dell e Lachlan e Rupert Murdoch farão parte do grupo que assumirá o algoritmo do TikTok na aquisição das operações da plataforma de mídia social nos EUA.

“Sabe, eles são pessoas muito conhecidas. E Larry Ellison é um deles. Ele está envolvido. Ele é um cara legal. Michael Dell está envolvido. Detesto dizer isso, mas um homem chamado Lachlan está envolvido”, disse Trump no “Sunday Briefing” da Fox News, referindo-se a Lachlan Murdoch — CEO da Fox Corp., empresa controladora da Fox News — e filho do fundador da Fox Corp., Rupert Murdoch.

Trump acrescentou que Rupert Murdoch “provavelmente estará no grupo”.

As negociações do TikTok envolvendo os Murdoch podem resultar na entrada da Fox Corp. no consórcio, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto. Rupert e Lachlan Murdoch não estariam investindo individualmente.

Participar do consórcio TikTok pode impulsionar a Fox Corp., que tem feito muitos investimentos em mídia digital para compensar áreas de negócios em declínio, como a televisão aberta.

Dell é o CEO da fabricante de computadores Dell Technologies.

Os comentários de Trump representam uma mudança em relação ao consórcio de investidores anteriormente mencionado no acordo do TikTok. O governo Trump havia dito que o grupo de investidores incluiria a empresa de Ellison, a Oracle, juntamente com a Silver Lake e a Andreessen Horowitz.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse à Fox News no sábado que o TikTok terá sete membros no conselho, seis dos quais serão americanos.

A composição dos investidores americanos é exigida pelo projeto de lei aprovado pelo Congresso em abril de 2024, que exigiu a proibição nacional das operações do TikTok nos Estados Unidos, a menos que o aplicativo de mídia social vendesse cerca de 80% de seus ativos para investidores americanos.

Leavitt disse no sábado que os dados e a privacidade do aplicativo nos Estados Unidos serão liderados pela Oracle e que a empresa seria uma das investidoras americanas.

A empresa de Ellison começou a hospedar os dados dos EUA do TikTok em 2020.

Trump disse na sexta-feira que teve “uma ligação muito produtiva” com o presidente chinês Xi Jinping e que houve progresso na finalização do acordo.

TikTok Shop deve chegar em abril ao Brasil; entenda impactos

Gabriel Medina e namorada trocam beijão em show de Jorge & Mateus; veja

O surfista Gabriel Medina, 31, e a namorada, a influenciadora Isabella Arantes, 28, trocaram beijão durante show da dupla Jorge & Mateus, no Rodeio de...

USP: Ato da esquerda no Rio de Janeiro teve 41,8 mil manifestantes

Cerca de 41,8 mil manifestantes foram contabilizados pelo Monitor do Debate Político no ato no Rio de Janeiro que reuniu lideranças de esquerda contra...

Matthew McConaughey revela segredo para 13 anos de união com brasileira

O ator americano Matthew McConaughey, 55, revelou o segredo inusitado para o casamento com a modelo brasileira Camila Alves, 42, estar durando mais de...