Veja quais países reconhecem o Estado Palestino

Um número crescente de países está se comprometendo a reconhecer um Estado Palestino, com mais de 145 nações agora aderindo ao apelo por reconhecimento internacional.

A maioria das nações que reconhecem o Estado da Palestina o fez em 1988, após a declaração do Estado pelo Conselho Nacional Palestino (CNP). Muitos outros Estados não ocidentais seguiram o exemplo nas décadas de 1990, 2000 e 2010.

Nesta segunda-feira (22), diversas nações realizam uma conferência sobre a solução de dois Estados — que visa a coexistência pacífica entre um Estado palestino e o Estado israelense — na ONU, em Nova York, nos EUA.

Enquanto isso, Israel nega a solução de dois Estados e diz que lutará contra a pressão internacional.

Veja os países que já reconhecem o Estado Palestino

Cerca de 145 dos 193 Estados-membro da ONU reconhecem a Palestina como um Estado.


Países que reconhecem o Estado Palestino • Reprodução CNN Brasil

No dia 21 de setembro, Reino Unido, Canadá e Austrália anunciaram que reconhecem o Estado da Palestina, em um movimento que foi coordenado. Isso marcou a primeira vez que países do G7, grupo formado pelas maiores economias do mundo, fizeram o reconhecimento.

No mesmo dia, Portugal também informou que reconhece a Palestina, destacando que a medida não é contra Israel, mas a favor da paz e do direito do povo palestino à autodeterminação.

No dia 22, durante conferência na ONU, a França anunciou que reconhece oficialmente o Estado da Palestina.

Outros países endossaram a medida, como Bélgica, Luxemburgo, Malta e Mônaco, que também anunciaram o reconhecimento da Palestina.

A Alemanha, por sua vez, afirmou que não planeja reconhecer o Estado palestino a curto prazo, mas que sua prioridade é fazer “progressos há muito esperados” em direção a uma solução de dois Estados – Israel e um Estado palestino coexistindo em paz.

Na Europa, Espanha, Irlanda, Noruega reconheceram a Palestina em maio do ano passado em um esforço conjunto, se juntando a países como Polônia, Suécia, Vaticano, Rússia e Ucrânia.

Na América Latina, a Palestina é amplamente reconhecida por Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, entre outros.

Na África, o Estado Palestino também tem o reconhecimento massivo das nações, com exceção da República dos Camarões.

Uma delegação que representa o Estado da Palestina tem status de observador na ONU — mas sem direito a voto. Por isso, ainda que a maioria dos países reconheçam a independência palestina, a adesão plena à ONU exige aprovação do Conselho de Segurança, onde os EUA têm poder de veto.

Entre os países que não reconhecem a Palestina estão: Estados Unidos, Israel, Itália, Japão e Nova Zelândia.

Cuidador morre após ser atacado por tigre durante apresentação

Um cuidador de animais ligado ao astro Joe Exotic, da série documental da Netflix Tiger King, morreu após ser atacado por um tigre no...

ONU perdeu eficácia e já não oferece soluções reais, diz especialista

A Organização das Nações Unidas (ONU) não representa mais uma força efetiva na resolução de conflitos internacionais, servindo apenas como uma vitrine para debates...

Barroso faz suspense sobre possível saída do Supremo

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), fez suspense sobre sua possível aposentadoria antecipada nesta segunda-feira (22), em entrevista ao...