Venezuela exporta maior volume de petróleo em 9 meses com vendas aos EUA

As exportações de petróleo da Venezuela ultrapassaram 900.000 barris por dia em agosto, o nível mais alto desde novembro, depois que a produtora Chevron recebeu uma licença que permitiu que o produto do país da Opep retornasse ao mercado dos EUA após uma pausa de quatro meses, mostraram os dados de transporte.

No mês passado, o Departamento do Tesouro dos EUA emitiu uma autorização restrita para que a Chevron, uma das principais parceiras da empresa estatal venezuelana PDVSA, operasse no país sul-americano sancionado e exportasse seu petróleo.

A retomada dos fluxos da Chevron para os EUA, juntamente com cargas maiores para o principal destino da Venezuela, a China, levou a um aumento de 27% nas exportações no mês passado, para uma média de 966.485 bpd, de acordo com dados baseados em movimentos de navios-tanque.

A produção estável e a ausência de interrupções nas instalações de beneficiamento e mistura de petróleo bruto no Cinturão do Orinoco — a principal região produtora da Venezuela — também contribuíram para o aumento dos estoques e das exportações de petróleo, de acordo com um documento interno da PDVSA.

As exportações para a China, tanto diretas quanto indiretas após transferências entre navios, representaram 85% do total de fluxos do mês passado para fora do país, uma redução em relação aos quase 95% registrados em julho.

Cerca de 60.000 bpd de petróleo venezuelano chegaram aos EUA, enquanto Cuba recebeu cerca de 29.000 bpd de petróleo bruto e combustível. Várias cargas de metanol venezuelano foram para a Europa.

A Venezuela exportou cerca de 275.000 toneladas métricas de subprodutos do petróleo e petroquímicos em agosto, um aumento em relação às 227.000 toneladas embarcadas no mês anterior e a maior quantidade desde maio.

O país aumentou as importações do tão necessário petróleo leve e nafta para diluir sua produção extra de petróleo pesado e produzir graus de petróleo bruto exportáveis, atingindo 99.000 bpd contra 58.000 bpd em julho, mostraram os dados.

Waack: Um cenário sufocante se desenha para o Brasil

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não levou a Casa Branca a adotar medidas adicionais contra autoridades brasileiras ou contra o próprio...

Instagram testa recurso para assistir Reels enquanto usa outros apps

O Instagram começou a testar um recurso de Picture-in-Picture (PiP) nos Reels, que permite aos usuários continuarem assistindo a vídeos em uma pequena janela...

Análise: Centrão amplia apoio à anistia de olho em 2026

O apoio dos partidos do Centrão ao projeto que busca anistiar os envolvidos nos atos de 8 de janeiro tem crescido significativamente nos últimos...