Votação expressiva demonstra a força da pauta, diz Sóstenes

A Câmara dos Deputados aprovou, com 311 votos favoráveis e 163 contrários, o regime de urgência para o Projeto de Lei da Anistia. O resultado superou o número necessário para aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que exige 308 votos.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, afirmou que o placar estava dentro das expectativas previstas há quatro meses, quando foram coletadas as assinaturas para a urgência. Na ocasião, a projeção era de 309 votos favoráveis, número que acabou sendo superado em dois votos.

 

Construção do texto

O próximo passo será a nomeação do relator pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos). Após esta etapa, iniciam-se as discussões para a construção do texto final, que deverá ser debatido entre todas as lideranças.

Sóstenes ressaltou que a anistia não visa beneficiar pessoas específicas, mas sim contemplar ocasiões e acontecimentos.

“A anistia não é para pessoas, ela é para ocasiões, para datas, para acontecimentos”, declarou o deputado.

Existe uma divergência entre os grupos políticos quanto à abrangência da anistia. Enquanto a oposição defende uma anistia ampla e geral, o Centrão propõe apenas uma redução das penas. O texto final ainda será construído através de diálogo entre as diferentes forças políticas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Mulher suspeita de envolvimento na morte de ex-delegado é presa em SP

A mulher suspeita de envolvimento na morte do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes foi presa na madrugada desta quinta-feira (18), em São Paulo. Ela teria...

Passa de 65 mil o número de palestinos mortos em Gaza, dizem autoridades

O número de palestinos mortos na Faixa de Gaza subiu para 65.062, com 165.697 feridos, desde o início do conflito entre Israel e o...

França enfrenta nova onda de protestos contra cortes orçamentários

Professores, maquinistas, farmacêuticos e funcionários de hospitais entraram em greve na França, enquanto adolescentes bloquearam escolas de ensino médio nesta quinta-feira (18), como parte...