Xi Jinping afirma que a China “nunca se intimida com valentões”

O líder chinês Xi Jinping disse a milhares de soldados reunidos que a China não se deixaria intimidar por nenhum país, enquanto Pequim briga com Washington por questões comerciais, tecnológicas e outras, e Xi trabalha para criar uma alternativa à ordem global liderada pelos EUA.

“A nação chinesa é a grande nação que nunca se intimida com valentões”, disse Xi antes do desfile militar, que agora passa pelo centro de Pequim.

“No passado, diante de lutas cruciais entre o bem e o mal, a luz e as trevas, o progresso e a reação, o povo chinês se uniu para derrotar o inimigo”, disse ele.

Embora não tenha nomeado nenhum país ou oponente específico, autoridades chinesas normalmente criticam os EUA como valentões e condenam o que chamam de “hegemonia ocidental”.

Um princípio fundamental do governo de Xi tem sido sua promessa de restaurar a grandeza do país, desfazendo o “século de humilhação” durante o qual o Império Qing e, posteriormente, a República da China foram subjugados por potências estrangeiras, com territórios como Hong Kong, Manchúria e grande parte de Xangai reduzidos a colônias e concessões.

A resposta de Xi à chamada hegemonia ocidental é construir uma nova ordem mundial, um esforço que ficou evidente hoje, quando ele e outros líderes cautelosos com Washington – incluindo o presidente russo Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong Un – caminharam lado a lado em uma demonstração flagrante de poder.

No The Town, Sasha conta quais peças do closet divide com o marido

À CNN, Sasha Meneghel, 27, abriu o jogo sobre o que não pode pode faltar em um look de festival. Ela e o marido,...

Material biológico encontrado em praia não é humano, aponta exame de DNA

O exame de DNA do material biológico encontrado na areia da orla de Guaíba, zona sul de Porto Alegre (RS), apontou que não se...

João Silva dá detalhes sobre saúde de Faustão: “Prognóstico de recuperação”

À CNN, o apresentador João Silva, 21, abriu o jogo sobre a recuperação de seu pai, Faustão, 75, que recebeu alta médica no último...