O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quarta-feira (10) que a Polônia foi deliberadamente alvo de um ataque de drones da Rússia durante a noite.
“Crescentes evidências indicam que esse movimento, essa direção do ataque, não foi acidental”, escreveu Zelensky na rede social X. “A Ucrânia também está pronta para ajudar a Polônia a construir um sistema eficaz de alerta e proteção contra tais ameaças russas.”
More information is coming in about the intrusion of Russian attack drones into Polish territory. As of now, it’s known about 8 drones. Increasing evidence indicates that this movement, this direction of strike, was no accident. There have been previous incidents of individual…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) September 10, 2025
A Polônia abateu drones que entraram em seu espaço aéreo durante um ataque russo generalizado no oeste da Ucrânia nesta quarta-feira, o que se acredita ter sido a primeira vez que um membro da aliança disparou tiros na guerra.
Varsóvia chamou a incursão de “um ato de agressão”.
O espaço aéreo polonês foi violado por um grande número de drones russos, e aqueles que representavam uma ameaça direta foram abatidos, disse o primeiro-ministro Donald Tusk.
Um porta-voz da Otan disse que o chefe da aliança, Mark Rutte, estava em contato com a liderança polonesa e que a organização estava em estreita consulta com a Polônia.
O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da agência de notícias Reuters.