30 anos de SPFW: relembre 5 momentos icônicos da história do evento

A partir do dia 13 de setembro, a capital paulista recebe a 60ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que celebra 30 anos do evento.

Considerada a maior semana de moda da América Latina, a edição deste ano vai contar com 38 desfiles entre os dias 13 a 20 de outubro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, também conhecido como Pacubra, no Parque Ibirapuera, no Teatro Iguatemi e em outros lugares emblemáticos da capital paulista.

Desde a primeira edição da SPFW em 1996 – quando o evento ainda se chamava Morumbi Fashion Brasil –, diversos momentos marcantes foram protagonizados sobre as passarelas.

Relembre 5 momentos icônicos da SPFW

“A Costura do Invisível”, de Jum Nakao


“A Costura do Invisível”, coleção assinada por Jum Nakao na SPFW de 2004 • Fotos Desfile: Fernando Louza. Fotos Coleção: Sandra Bordin.

Reconhecido como um dos desfiles mais inovadores da SPFW até hoje, a coleção “A Costura do Invisível” marcou a despedida do estilista Jum Nakao, em junho de 2004.

Nakao vestiu as modelos com peças elaboradas com vários tipos de papel, sem costura, em um projeto que levou mais de 700 horas e 200 profissionais para ser concretizado. Ao final do desfile, todas as modelos rasgaram suas peças no que o estilista descreveu como um protesto contra as exigências por uma moda rápida e barata, de má qualidade e que não se importa com a dignidade dos trabalhadores.

“Quem Matou Zuzu Angel”, de Ronaldo Fraga


“Quem Matou Zuzu Angel?”, coleção assinada por Ronaldo Fraga na SPFW de 2001 • Instagram/ Ronaldo Fraga

A coleção assinada por Ronaldo Fraga emocionou a plateia da SPFW em junho de 2001 ao evocar a memória da estilista brasileira Zuzu Angel, que enfrentou a ditadura militar ao buscar justiça após seu filho, Stuart Angel, ter sido assassinado pelos militares.

Despedida de Gisele Bündchen


Gisele Bündchen se despediu das passarelas em desfile da Colcci na SPFW de abril de 2015 • Fernanda Calfat/Getty Images

A übermodel Gisele Bündchen se despediu das passarelas durante o desfile da Colcci, na SPFW que ocorreu em abril de 2015. A brasileira continuou trabalhando como modelo, mas a despedida marcou uma nova fase de sua carreira em que ela passou a priorizar campanhas e ensaios em vez de desfiles.

50% de modelos negros


Artista dança durante ato no primeiro dia da SPFW de 2020, que contou com diversas ações espalhadas pela cidade e transmissão virtual dos desfiles • Alexandre Schneider/Getty Images

A edição que marcou os 25 anos da SPFW instituiu uma cota obrigatória que cada grife mantenha mínimo de 50% de modelos entre negros, afrodescendentes e/ou indígenas participantes do desfile. O evento ocorreu em novembro de 2020, de maneira virtual por conta da pandemia de Covid-19.

Fama internacional


Kate Moss em desfile para a Ellus na SPFW de 1999 • Reprodução

A edição de 1999 da SPFW, que ainda se chamava Phytoervas Fashion, se tornou a primeira a ser exibida na televisão, trazendo maior popularidade ao evento.

Pela primeira vez, as passarelas brasileiras ganharam destaque na mídia internacional, com o canal americano E! Entertainment cobrindo a SPFW, a modelo britânica Kate Moss estrelando o desfile da Ellus e o então casal de atores norte-americanos Ashton Kutcher e Demi Moore marcando presença no desfile da Colcci.

Batom preto e mais tendências de beleza da SPFW N59

Gana confirma vaga na Copa de 2026 após fechar Eliminatórias na liderança

A seleção de Gana carimbou vaga para a Copa do Mundo de 2026 neste domingo (12) após bater Comores por 1 a 0 em...

Defesa Civil vai avaliar risco de desabamento após incêndio em loja na Lapa

A Defesa Civil da Subprefeitura da Lapa vai realizar, na segunda-feira (13), uma vistoria técnica para avaliar o risco de desabamento no prédio das...

Presidente da CBF abre o jogo e revela planos para arbitragem brasileira

A arbitragem da Série A do Campeonato Brasileiro é o grande assunto do futebol nacional nas últimas semanas. Cobranças dos jogadores pela profissionalização dos...