À espera de relatório, oposição vê semana decisiva para anistia na Câmara

Após negociações com bancadas e conversas nos bastidores, o relator Paulinho da Força (Solidariedade-SP) afina o relatório do PL (Projeto de Lei) da Anistia.

O parlamentar tem dito que o texto se limitará a uma redução de penas, de forma a garantir maioria no Congresso e contornar a resistência à matéria entre os poderes.

Com o fim do périplo de Paulinho da Força para aferir a temperatura da proposta na Câmara, a oposição vê nesta semana uma oportunidade de dar andamento à matéria.

O relator anunciou que o texto deveria ser apresentado na próxima segunda-feira (13) e que Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, teria indicado nos bastidores que incluiria a matéria pauta na mesma semana. A pauta divulgada até o momento, entretanto, não inclui a matéria.

A Câmara já aprovou a urgência do projeto da anistia, mas as negociações atuais miram uma redução nas penas de condenados por atos antidemocráticos. A oposição ainda pressiona para que o texto seja mais abrangente e beneficie o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em paralelo à articulação pelo texto, há uma preocupação com a tramitação da proposta no Senado, caso seja aprovada pela Câmara.

A tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem, rejeitada pelos senadores, acrescentou desconfiança à relação entre as duas casas.

Líderes partidários reclamam que houve uma quebra de acordo e que temem que o mesmo ocorra com a anistia. “Pacificando com o Davi [Alcolumbre, presidente do Senado], nós resolvemos 90% dos problemas”, disse Paulinho na última quarta-feira (8).

Como mostrou a CNN Brasil, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que a bancada vai apresentar um “destaque de preferência” para resgatar o texto original de 2023, mantendo a versão “ampla, geral e irrestrita” do PL da Anistia caso o relatório final trate apenas da dosimetria das penas para crimes contra a democracia.

Fafá de Belém reúne famosos em mais uma edição do Círio Fluvial

Em mais um ano, a cantora Fafá de Belém levou seus convidados do Varanda de Nazaré para participar do Círio Fluvial, um dos momentos...

Conheça as mulheres que podem ser as grandes vencedoras da corrida do ouro

Cada peça de ouro que Farzana Ghani possui guarda uma memória. Ela tem conjuntos de joias intrincados que ganhou de seu casamento no Paquistão com...

Análise: Hamas fará o possível para continuar existindo após guerra

O Hamas não deve aceitar se desarmar sem a criação de um Estado Palestino, condição que encontra resistência por parte de Israel. Essa é...