Acre será um dos primeiros estados a receber antídoto contra intoxicação por metanol

O Estado do Acre será um dos primeiros do Brasil a receber doses de etanol farmacêutico, medicamento estratégico para os casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A previsão é que os antídotos estejam disponíveis até o fim da próxima semana.

O anúncio foi feito neste domingo, 5, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Das 700 doses enviadas aos estados, Rio Branco irá receber 30, que serão destinadas à Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, o maior complexo hospitalar do Acre.

A unidade será priorizada em virtude de ter recebido, na última semana, uma paciente do estado vizinho, Rondônia, com suspeita de intoxicação por metanol. A jovem de 24 anos foi transferida para a capital acreana com indicação de transplante hepático de emergência, após desenvolver um quadro de hepatite fulminante, rabdomiólise e insuficiência renal. A paciente apresenta estado de saúde considerado gravíssimo e ainda aguarda pelo procedimento.

Após buscar atendimento médico em sua cidade de origem, Candeias do Jamari, posteriormente foi encaminhada ao pronto-socorro de Porto Velho (RO), com sintomas de dor abdominal, náusea e vômito, após a ingestão de bebidas alcoólicas. Um exame toxicológico realizado pelo Instituto Laboratorial Criminal Dr. Antônio Carlos Sampaio Nunes de Melo, da capital rondoniense, não apontou a presença de metanol no organismo da paciente, mas uma nova análise será feita em Rio Branco nesta segunda-feira, 6, para assegurar a causa de seu quadro clínico.

“Quero frisar que não temos, até o momento, nenhum caso local de intoxicação por metanol”, enfatizou a secretária de Saúde do Acre em exercício, Ana Cristina Moraes, . Foto: Tiago Araújo/Sesacre

O caso foi notificado ao Ministério da Saúde pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, com apoio do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) da Fundhacre.

“Quero frisar que não temos, até o momento, nenhum caso local de intoxicação por metanol e, apesar de o exame inicial ter apontado como negativo para a presença da substância nesta paciente, nossa equipe logo solicitou que o Ministério da Saúde priorizasse o Acre. Estamos localizados em uma região estratégica, onde atendemos pacientes de outros estados e também de países de fronteira. Por isso, é essencial que o Acre esteja preparado e estamos trabalhando para isso”, ponderou a secretária de Saúde em exercício do Acre, Ana Cristina Moraes.

“É uma situação que exige planejamento e, acima de tudo, muita dedicação de cada um dos envolvidos”, destacou a presidente da Fundhacre, Soron Steiner. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“A equipe da Farmácia Central da Fundhacre, com apoio do Departamento de Assistência Farmacêutica da Sesacre, agiu rápido e prontamente solicitou ao Ministério da Saúde o envio dos medicamentos. É uma situação que exige planejamento e, acima de tudo, muita dedicação de cada um dos envolvidos. Enquanto aguarda por um transplante, a paciente continua sendo cuidada e monitorada 24 horas por dia pela nossa equipe na Unidade de Tratamento Intensivo”, esclareceu a presidente da Fundhacre, Soron Steiner.

Atualização de casos

O Ministério da Saúde confirmou, até a manhã deste sábado, 4, a notificação de 127 casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no Brasil. Desse total, 11 casos têm confirmação laboratorial e 116 seguem em investigação.

Das 127 notificações, 104 ocorreram em São Paulo (11 confirmados e 93 em investigação), 7 estão em investigação em Pernambuco, 4 em Mato Grosso do Sul, 2 na Bahia, 2 em Goiás e 2 no Paraná. Há ainda um caso em investigação no Distrito Federal, Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Piauí.

Entre os registros, 12 são de óbitos: um confirmado em São Paulo e 11 em investigação, sendo 8 em São Paulo, um em Pernambuco, um na Bahia e um no Mato Grosso do Sul.

Venezuela faz demonstração de força em resposta à presença militar dos EUA

As Forças Armadas da Venezuela têm divulgado ativamente nas redes sociais os preparativos para se defender de uma possível ofensiva dos Estados Unidos em...

STF se prepara para julgar último núcleo do golpe; 24 já foram condenados

O STF (Supremo Tribunal Federal) julgará em dezembro o último núcleo da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado. O caso do...

Astro da NBA comemora título da Libertadores conquistado pelo Flamengo

Jogador do Philadelphia 76ers, da NBA, Joel Hans Embiid comemorou o título da Libertadores conquistado pelo Flamengo na noite deste sábado (29). Em sua conta...