Análise: Cessar-fogo é assinado, mas cúpula sobre Gaza deixa pendências

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez declarações ousadas sobre o futuro do Oriente Médio durante a cúpula decisiva em Sharm el-Sheikh, no Egito, onde os papéis de um acordo de cessar-fogo foram assinados.

No entanto, ele ofereceu poucos detalhes sobre como o acordo lidará com as questões mais delicadas da região.

Ainda não está claro quem irá enviar as tropas que vão compor a “força internacional de estabilização” proposta por Trump, nem qual será seu mandato ou regras de engajamento.

Em vez disso, Trump concentrou-se principalmente na reconstrução de Gaza em seu discurso na segunda-feira (13).

Alguns líderes mundiais presentes fizeram elogios entusiasmados a Trump durante a cúpula, mas não pareceram obter o impulso que esperavam para transformar rapidamente o cessar-fogo em uma paz duradoura.

No entanto, talvez o mais notável tenha sido quem estava ausente.

Mohamed bin Zayed, presidente dos Emirados Árabes Unidos, e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, da Arábia Saudita — duas das figuras regionais mais influentes — não compareceram à cúpula, enviando, em vez disso, representantes de alto escalão.

Ambos têm mantido posições firmes sobre a criação de um Estado palestino e vêm demonstrando crescente descontentamento em relação à cooperação com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Eliana comandará nova atração nas tardes de domingo da Globo

Eliana, 52, voltará a comandar um programa aos domingos, mas desta vez de casa nova, na Rede Globo. A apresentadora estreará o “Em Família com...

SUS vai distribuir remédio inédito e moderno para tratar câncer de mama

O Ministério da Saúde anunciou, por meio de nota oficial, a chegada do primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina ao Brasil. A substância de...

SP: Milton Leite vai à polícia contra advogados do Jockey por racismo

Em São Paulo, o ex-presidente da Câmara Municipal Milton Leite apresentou uma notícia-crime à Polícia Civil contra advogados do Jockey Club, acusando-os de praticar...