Análise: Pesquisa mostra resistência do bolsonarismo

Uma nova pesquisa do Ipespe revela que 35% dos entrevistados consideram que Jair Bolsonaro seria um bom nome para retornar à presidência do país. O levantamento, denominado Pulso Brasil, indica a permanência de uma significativa base de apoio ao ex-presidente. Análise é de Julliana Lopes, no CNN Arena.

O estudo também demonstra que Bolsonaro mantém forte influência sobre o eleitorado conservador, superando outros nomes da direita, como Tarcísio de Freitas, em termos de representatividade do espectro político. “Isso mostra uma dependência desses líderes da direita de herdarem o espólio político de Jair Bolsonaro”, explica a analista de política da CNN.

Cenário de polarização

“Um ex-presidente condenado, buscando para quem vai entregar essa força política, mostra uma polarização ainda aprofundada no Brasil”, avalia Julliana Lopes sobre a pesquisa. Enquanto Bolsonaro aparece com 35% de aprovação para um possível retorno, Lula registra 47% de avaliação positiva, indicando uma clara divisão no cenário político nacional.

A dependência dos demais líderes da direita em relação ao capital político de Bolsonaro sugere desafios para novos nomes que buscam se estabelecer como alternativas no campo conservador.

A análise dos dados indica ainda que possíveis candidatos da direita enfrentarão dificuldades construir uma identidade política própria, que alcance o eleitorado tradicionalmente alinhado ao bolsonarismo.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Yamal vira desfalque no Barcelona após derrota para o PSG na Champions

Após perder Raphinha por lesão, o Barcelona também não poderá contar com Lamine Yamal pelas próximas três semanas. O atacante espanhol esteve em campo...

Palmeiras vende Amanda Gutierres por valor recorde no Brasil

Amanda Gutierres, 21ª na lista da Bola de Ouro, se tornou a venda mais cara da história do futebol feminino no Brasil. O Palmeiras...

Morre Lívia dos Santos, filha caçula de Garrincha, aos 44 anos

Lívia dos Santos, filha caçula de Garrincha, morreu na última terça-feira (30/9), aos 44 anos, vítima de insuficiência cardíaca. Ela morava em Bangu, na...