Ícone do site O SERINGAL

Análise: Recuperação de aprovação de Lula está consolidada

analise:-recuperacao-de-aprovacao-de-lula-esta-consolidada

Análise: Recuperação de aprovação de Lula está consolidada

A nova pesquisa Genial/Quaest divulgada na manhã desta quarta-feira (8), revela que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu seu melhor patamar em 2025, com 48% dos brasileiros aprovando sua administração, enquanto 49% desaprovam. Durante o programa Live CNN, a analista de política Isabel Mega, avaliou que os números consolidam a recuperação da aprovação do presidente.

“A recuperação nos índices de popularidade mostra-se consistente desde julho, com destaque para o crescimento do apoio entre as mulheres” explica, Isabel. O governo tem direcionado suas campanhas publicitárias para este público, com foco em medidas como a jornada de trabalho 6×1 e o programa Gás do Povo.

Avanços regionais e econômicos

A pesquisa identificou uma melhora significativa nos estados do Nordeste, região tradicionalmente favorável a Lula, além de avanços em estados do Sul do país. A analista da CNN destaca que o levantamento também registrou crescimento na aprovação entre a população empregada na faixa etária de 35 a 59 anos, sugerindo uma percepção mais positiva sobre o mercado de trabalho.

Entre os brasileiros com renda superior a cinco salários mínimos, também houve incremento na aprovação. Este resultado coincide com as discussões sobre a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, medida que deve beneficiar diretamente este segmento da população.

Brasil x EUA

O estudo também avaliou a percepção dos brasileiros sobre as relações entre Brasil e Estados Unidos. A maioria dos entrevistados demonstrou otimismo quanto ao relacionamento bilateral, com avaliação positiva das recentes aproximações diplomáticas entre os países.

Apenas no quesito sobre a postura que Lula deveria adotar em relação aos Estados Unidos houve maior divisão: 46% defendem um esforço mais intenso de aproximação, enquanto 44% preferem uma abordagem mais cautelosa.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Sair da versão mobile