Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti reagiu, nesta quinta-feira (9), ao drama revelado pelo zagueiro Éder Militão. Nessa quarta (8), o defensor disse que cogitou encerrar a carreira após sofrer duas graves lesões nos joelhos direito e esquerdo.
Em entrevista coletiva antes do amistoso contra a Coreia do Sul, o italiano exaltou a recuperação do jogador do Real Madrid. “Isso é algo que alguém que joga futebol pode passar. Ele se recuperou bem. Está mostrando, no Real Madrid, sua melhor versão de jogo. É um jogador muito importante”, destacou.
Ao mesmo tempo, Ancelotti comentou a concorrência na zaga da Seleção Brasileira. De acordo com o treinador, a equipe canarinho está bem servida na posição.
“Há muitos jogadores muito bons aqui. Hoje, temos quatro, mas outros não estão aqui e poderiam tranquilamente estar. Nesta posição, estamos muito tranquilos”, avaliou.
Além de Militão, estão convocados para a posição de zagueiro Gabriel Magalhães, Fabrício Bruno e Beraldo. Vale lembrar que Marquinhos, multicampeão pelo PSG e peça constante nas convocações de Ancelotti, está machucado.
Lesões de Militão
Após defender o Brasil na Copa do Mundo de 2022, Militão passou a enfrentar uma sequência de problemas físicos. Em agosto de 2023, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e ficou afastado por cerca de oito meses.
Recuperado, chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira durante a Copa América do ano passado. No entanto, em novembro, sofreu nova lesão — desta vez no joelho direito, também com ruptura do ligamento e danos ao menisco.
As duas cirurgias deixaram o zagueiro fora de ação por 438 dias nos últimos dois anos.
“Foram dois anos difíceis, de duas lesões muito complicadas. Acaba que, na segunda, você encara de outra forma, porque já sabe o processo. Mas não é uma coisa fácil de lidar. Tem que estar muito apegado à família, com Deus. É uma coisa que te tira da rotina, que é levantar cedo e treinar”, afirmou Militão.
Ainda assim, o defensor conseguiu retornar ao Real Madrid em meio à disputa do Mundial de Clubes, em julho, e vem retomando o protagonismo. Nas últimas duas temporadas, foram apenas 31 partidas com o clube espanhol, mas, em 2025/26, Militão já soma sete jogos como titular.
Datas e horários dos jogos do Brasil
- Coreia do Sul x Brasil – 10 de outubro (sexta-feira), às 8h (de Brasília), no Estádio da Copa do Mundo de Seul, em Seul, na Coreia do Sul
- Japão x Brasil – 14 de outubro (terça-feira), às 7h30, no Estádio Ajinomoto, em Tóquio, no Japão