Apesar de existirem há décadas, as inteligências artificiais (IA) só começaram a ser utilizadas amplamente pelo público nos últimos anos e seguem se popularizando em diversas áreas. Assim como a OpenAI, a Anthropic é uma das principais empresas do setor; ambas oferecem chatbots baseados em grandes modelos de linguagem (LLM).
Fundada em 2021, a Anthropic é a startup responsável pelo chatbot Claude, uma inteligência artificial que oferece funcionalidades semelhantes às do popular ChatGPT, da OpenAI.
Atualmente, a empresa já se consolidou como uma das principais referências em IA generativa e tem como objetivo expandir ainda mais as capacidades dessa tecnologia.
O que é a Anthropic?
Criada nos Estados Unidos, a Anthropic foi fundada por ex-funcionários da OpenAI. Apesar de ser uma empresa recente, ela já conta com o apoio de grandes nomes do setor de tecnologia, como o Google e a Amazon, que investiram bilhões na companhia.
De acordo com seus fundadores, o foco da empresa é desenvolver capacidades em inteligência artificial com ênfase em segurança. Em entrevistas, o cofundador Dario Amodei reforça que a Anthropic adota uma postura cautelosa e orientada à segurança no desenvolvimento de modelos, com foco em uma implementação responsável.
Em poucos anos, a Anthropic se tornou uma das companhias de desenvolvimento de IA mais populares do mercado, com o Claude entre os principais chatbots disponíveis.
“De empresas da Fortune 500 a startups nativas de IA, nossos clientes confiam nos modelos de ponta e produtos de plataforma da Anthropic para seus trabalhos mais importantes e de missão crítica”, disse o diretor financeiro da Anthropic, Krishna Rao, em uma publicação oficial.
Diferentemente de outras empresas que lançam recursos de inteligência artificial com certa “urgência”, a empresa fundada por ex-funcionários da OpenAI prefere priorizar a segurança antes de disponibilizá-los ao público.
O que é o Claude IA?
O Claude é uma inteligência artificial generativa, assim como o Copilot, Perplexity, ChatGPT e Gemini. Ele permite aos usuários criar diferentes tipos de conteúdo, como traduções, códigos, histórias, análises de imagens, conversas e mais.
Como outros modelos conversacionais baseados em grandes modelos de linguagem, ele ainda apresenta diversas limitações, mas se destaca por adotar uma abordagem mais rigorosa em relação às informações que produz.
Por exemplo, o Claude responde aos usuários com base em um conjunto de princípios éticos reforçados, que visam reduzir respostas incorretas e evitar problemas de natureza ética.
Versões do Claude AI
A versão mais recente é o Claude Sonnet 4.5, mas já foram lançadas diversas outras versões no passado. Da mesma forma, novas versões continuarão sendo desenvolvidas para aprimorar as habilidades da IA.
“As capacidades aprimoradas de Claude e nosso amplo treinamento em segurança nos permitiram melhorar substancialmente o comportamento do modelo, reduzindo comportamentos preocupantes como bajulação, engano, busca por poder e a tendência de encorajar o pensamento delirante”, a Anthropic descreve sobre a última atualização.
Claude Sonnet 4.5
Lançado em 29 de setembro de 2025, o novo Sonnet promete ser melhor em agentes de IA complexos, programação, com melhor raciocínio e tarefas longas.
Segundo a empresa, o Claude Sonnet 4.5 lida melhor com tarefas longas, entende instruções com mais precisão e está melhor em atividades comuns, como resumir documentos, criar textos e revisar códigos.
Claude Opus 4.1 —
Disponibilizado em 5 de agosto de 2025, o Opus 4.1 é a atualização do topo de linha voltada à raciocínio avançado e tarefas mais complexas. Assim, em situações que exigem raciocínio profundo e planejamento em várias etapas, como elaborar relatórios complexos, checar detalhes com muito rigor ou desenvolver soluções técnicas mais completas.
Como usar o Claude AI
Qualquer usuário em regiões compatíveis, incluindo o Brasil, pode criar uma conta gratuita e usar o Claude pelo navegador, por aplicativos em celulares (iOS/Android) e software de desktop. Basta acessar o site, fazer login e começar a conversar.
Para começar a utilizar o Claude AI, siga o passo a passo abaixo:
- Após acessar o site oficial do Claude AI, clique em “Experimentar o Claude” e insira seu e-mail;
- Você receberá um e-mail com um link de verificação por e-mail;
- Acesse seu e-mail, clique no link e aceite os termos da Anthropic;
- Agora, escolha o país “Brazil” e insira seu número de celular com DDD;
- Ao receber o código de verificação, digite-o na página do Claude;
- Por último, clique em “Use o Claude gratuitamente” para escolher a versão gratuita.
Depois disso, você deve informar como deseja que o Claude AI o chame, selecionar até três tags com seus principais interesses e também pode explorar uma aba com sugestões do que é possível fazer com o chatbot.
O Claude AI é de graça?
No plano gratuito, você pode usar o chat com pesquisas na web e uma versão básica do modelo Sonnet 4.5.
Até outubro de 2025, a versão Pro custa R$ 92 por mês, enquanto a Max está disponível a partir de R$ 550 por mês; os assinantes dos planos pagos ganham acesso a mais modelos e outros recursos avançados.
Além do ChatGPT: veja 5 ferramentas de IA para aumentar produtividade