Ícone do site O SERINGAL

Anvisa manda recolher 78 cosméticos com irregularidades. Veja a lista

anvisa-manda-recolher-78-cosmeticos-com-irregularidades.-veja-a-lista

Anvisa manda recolher 78 cosméticos com irregularidades. Veja a lista

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de 78 cosméticos irregulares nessa segunda-feira (6/10). Entre eles, estão produtos para cabelo, pele e cremes dentais. A maioria deles (69 do total) é produzida pela Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda.

Em nota, a agência afirmou que a empresa não registrou os produtos na Anvisa, apenas notificou a existência deles. O processo de notificação é mais simples e rápido, sendo utilizado para cosméticos que apresentem baixo risco à saúde, o que não é o caso. Assim, além do recolhimento, a entidade também suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e o uso.

“Produtos sem registro ou regularização não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, representando sérios riscos à saúde. Por isso, a Anvisa não recomenda a sua utilização”, explica a agência em comunicado.

Leia também

Veja a lista dos 69 produtos da Cosmoética

Pelo mesmo motivo, o cosmético Truss Máscara Capilar Selante Blond, fabricado pela Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos Ltda, também sofreu sanções impostas pela Anvisa.

Recolhimento dos Cosméticos da Ozenteck

Oito cosméticos da Ozenteck, produzidos pela +Briefing Agência de Publicidade e Representações Ltda, foram alvo da ação de fiscalização. Segundo a Anvisa, mesmo sendo registrados como cosméticos, a empresa alegou atividade farmacológica no ato, o que não é permitido para esse tipo de produto.

Por isso, a agência determinou o recolhimento, além da suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e o uso. Veja os produtos suspensos:

A Anvisa orienta que a comercialização desses produtos deve ser denunciada através da Ouvidoria da agência ou pela Central de Atendimento, no número 0800 642 9782.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile