Um apagão atingiu as cidades de São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC Paulista, na noite desta quinta-feira (23). Moradores relataram a queda de energia pelas redes sociais a partir das 19h45.
Segundo nota da Enel, responsável pela distribuição de energia na Grande São Paulo, o problema foi causado por uma ocorrência na subestação da transmissora ISA Energia Brasil, localizada em Santo André.
Estima-se que cerca de 190 mil consumidores ficaram temporariamente sem energia.
Entre alguns dos bairros afetados estão Prestes Maia, Nova Petrópolis, Jardim das Orquídeas e Assunção, em São Bernardo, além do Centro e de Piraporinha, em Diadema, segundo relatos de moradores.
A queda começou às 19h43 e o restabelecimento total do fornecimento foi concluído às 21h19. Durante o período, a Enel afirmou ter realizado manobras remotas na rede para reduzir o número de clientes afetados até a normalização do sistema.
A ISA Energia Brasil, empresa transmissora de energia na região, informou que o desligamento foi provocado por uma falha em um equipamento da subestação e que suas equipes seguem investigando as causas.
Leia as notas na íntegra:
Enel
“A Enel Distribuição São Paulo informa que, às 21h19 de hoje (23/10), normalizou o fornecimento de energia para todos os clientes afetados por uma ocorrência em subestação da transmissora Isa Energia Brasil. Por volta das 19h43, algumas regiões dos municípios de São Bernardo e Diadema foram afetadas. A distribuidora realizou manobras remotas na rede para reduzir o número de clientes impactados até o pleno restabelecimento das cargas.”
ISA Energia
“A ISA ENERGIA BRASIL informa que nesta quinta-feira (23), às 19h43, houve o desligamento de um equipamento em sua subestação, no município de Santo André, afetando o fornecimento de energia elétrica para o agente de distribuição local, nas cidades de Diadema e São Bernardo. O restabelecimento de cargas se iniciou de imediato, sendo concluído às 21h19. As equipes de manutenção da ISA ENERGIA BRASIL seguem investigando a causa do desligamento e a empresa reforça seu compromisso com a confiabilidade do sistema elétrico e a transparência em todas as suas operações.”
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo
