O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou neste sábado (4) que não houve alteração nos locais de prova do CNU (Concurso Público Nacional Unificado), após candidatos relatarem o recebimento de mensagens da FGV (Fundação Getúlio Vargas), banca responsável pela aplicação do exame.
De acordo com a pasta, os SMS enviados aos inscritos tinham o objetivo de reforçar uma atualização do CCI (Cartão de Confirmação de Inscrição), que passou a apresentar de forma explícita o número da sala física. Antes, essa informação aparecia apenas de forma codificada, como parte de um protocolo de segurança.
Nas redes sociais, candidatos informaram ter recebido avisos da FGV dizendo que houve alteração na sala de prova.
“Menos de 24h o CNU e a FGV avisando agora que mudou a sala vou ter que imprimir de novo o cartão”, disse um usuário na rede social X (antigo Twitter).
O ministério esclareceu ainda que endereço, andar e sala permanecem os mesmos e que os candidatos que acessarem apenas a versão inicial do cartão, com o código, conseguirão localizar a sala normalmente. A orientação, no entanto, é que os participantes baixem novamente o documento atualizado no portal da FGV para facilitar a organização no dia da prova.
“A orientação é que as pessoas acessem novamente o CCI para ter a informação completa, mas as pessoas candidatas que chegarem no local da prova apenas com o código recebido primeiro conseguirão localizar facilmente sua sala”, diz a pasta em nota.
A aplicação das provas objetivas da segunda edição do CNU está marcada para domingo (5), em 228 cidades de todos os estados brasileiros. Ao todo, 761.528 pessoas tiveram inscrições confirmadas para disputar 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Serão 3.144 vagas de nível superior e 508 de nível intermediário, com 2.480 destinadas ao provimento imediato e 1.172 para formação de cadastro de reserva.
Conhecido como “Enem dos Concursos”, o CNU adota um modelo unificado de seleção que agrupa cargos em nove blocos temáticos. Cada candidato pode escolher diferentes funções dentro de um mesmo bloco e definir uma ordem de preferência, ampliando as chances de ingresso no serviço público federal.