A Fifa afirmou que a decisão sobre a segurança das cidades-sede da Copa do Mundo de 2026 cabe aos governos locais.
A declaração veio após o presidente Donald Trump ameaçar remover jogos de Boston caso a cidade não “colocasse as coisas em ordem”.
“A segurança e proteção são prioridades em todos os eventos da FIFA no mundo. A segurança e proteção são obviamente responsabilidade dos governos, e eles decidem o que é melhor para a segurança pública”, disse um porta-voz da Fifa por escrito. “Esperamos que todas as nossas 16 cidades-sede estejam prontas para receber os jogos e cumprir todos os requisitos necessários.”
Os Estados Unidos receberão 78 dos 104 jogos da Copa de 2026, que contará com 48 seleções pela primeira vez.
A Fifa não comentou sobre as cidades ou estádios citados por Trump.
Arguição de Boston
A prefeita de Boston, Michelle Wu, indicou que a cidade está preparada para enfrentar Trump sobre a ameaça de retirada de jogos da região. Ela comentou durante participação no programa “Java with Jimmy”.
“Grande parte disso está garantida por contrato, de forma que nenhuma pessoa, mesmo que esteja atualmente na Casa Branca, possa desfazer”, disse Wu. “Vivemos em um mundo em que, por drama, controle ou para testar limites… ameaças contínuas são feitas a indivíduos e comunidades que se recusam a recuar e obedecer a uma agenda de ódio.”
“Vamos continuar sendo quem somos e isso significa, infelizmente, que vamos manter uma conversa que mira os valores de Boston. Dez pés firmes por Boston”, completou a prefeita.
Ameaças de Trump
Infantino esteve com Trump em uma coletiva no Egito, quando foi anunciado o acordo entre Israel e Gaza, e é aliado do presidente norte-americano.
“Se alguém está fazendo um trabalho ruim, e se eu sentir que há condições inseguras, eu ligaria para Gianni – o chefe da Fifa, que é fenomenal – e diria: ‘Vamos para outro local’ e eles fariam isso. Ele não adoraria fazer, mas faria muito facilmente”, afirmou.
Na terça-feira, Trump comentou sobre violência em South Boston, incluindo um carro da polícia incendiado.
Estados Unidos, México e Canadá serão sedes conjuntas da Copa.
Trump já indicou intenção de discutir com Infantino a possível mudança de jogos em Seattle e San Francisco, também entre as 16 cidades-sede, previstas de 11 de junho a 19 de julho de 2026.
Calor extremo é uma ameaça crescente na Copa do Mundo de 2026; entenda