Argentino de 11 anos bate recorde e alcança maior norma do xadrez

O argentino Faustino Oro, de apenas 11 anos, atingiu um feito inédito no xadrez mundial. Conhecido como o “Messi do xadrez”, ele venceu, de forma invicta, o torneio Legends & Prodigies, em Madri, na Espanha, e conquistou sua primeira norma de Grande Mestre.

Com seis vitórias e três empates, Oro chegou a 7,5 pontos em nove rodadas e ultrapassou os 2.500 de rating, marca que nenhum jogador havia alcançado antes dos 12 anos.

Leia também

2 imagensFaustino é o mais jovem sub-12 a alcançar o nível de Grande MestreFechar modal.1 de 2

Faustino Oro tem apenas 12 anos

Misha Friedman/Getty Images2 de 2

Faustino é o mais jovem sub-12 a alcançar o nível de Grande Mestre

Misha Friedman/Getty Images

Natural de Buenos Aires, o prodígio nasceu em outubro de 2013 e já liderou os rankings mundiais sub-8, sub-10, sub-11 e sub-12. O rating projetado para outubro é de 2.509 pontos.

Para conquistar oficialmente o título de Grande Mestre, é necessário atingir três normas e manter rating superior a 2.500. Oro já cumpriu uma das exigências e terá novas chances nas próximas semanas: a Copa do Mundo em Goa, na Índia, Copa de Clubes Europeus, na Grécia, e um torneio fechado na Argentina.

Se alcançar o título antes de completar 12 anos e quatro meses, o argentino quebrará o recorde de Abhimanyu Mishra, atual detentor da marca de mais jovem GM da história.



Fonte: Metrópoles

Lady Gaga confessa emoção com público do Rio: “Achei que ia desmaiar”

Lady Gaga, 39, reuniu 2,5 milhões de pessoas na praia de Copabacana, no Rio de Janeiro, em um show histórico neste ano. Apesar de...

Setor químico aposta em novo programa para recuperar competitividade

A indústria química brasileira se prepara para uma das maiores transformações das últimas décadas. O setor, que responde por 11% do PIB (Produto Interno...

Câmara ressuscita projetos em meio a crise de popularidade

A Câmara dos Deputados busca recuperar a própria imagem após pautas polêmicas e tem ressuscitado propostas perante crises populares. No caso mais recente, diante...