Argentino de 11 anos bate recorde e alcança maior norma do xadrez

O argentino Faustino Oro, de apenas 11 anos, atingiu um feito inédito no xadrez mundial. Conhecido como o “Messi do xadrez”, ele venceu, de forma invicta, o torneio Legends & Prodigies, em Madri, na Espanha, e conquistou sua primeira norma de Grande Mestre.

Com seis vitórias e três empates, Oro chegou a 7,5 pontos em nove rodadas e ultrapassou os 2.500 de rating, marca que nenhum jogador havia alcançado antes dos 12 anos.

Leia também

2 imagensFaustino é o mais jovem sub-12 a alcançar o nível de Grande MestreFechar modal.1 de 2

Faustino Oro tem apenas 12 anos

Misha Friedman/Getty Images2 de 2

Faustino é o mais jovem sub-12 a alcançar o nível de Grande Mestre

Misha Friedman/Getty Images

Natural de Buenos Aires, o prodígio nasceu em outubro de 2013 e já liderou os rankings mundiais sub-8, sub-10, sub-11 e sub-12. O rating projetado para outubro é de 2.509 pontos.

Para conquistar oficialmente o título de Grande Mestre, é necessário atingir três normas e manter rating superior a 2.500. Oro já cumpriu uma das exigências e terá novas chances nas próximas semanas: a Copa do Mundo em Goa, na Índia, Copa de Clubes Europeus, na Grécia, e um torneio fechado na Argentina.

Se alcançar o título antes de completar 12 anos e quatro meses, o argentino quebrará o recorde de Abhimanyu Mishra, atual detentor da marca de mais jovem GM da história.



Fonte: Metrópoles

Lazio x Torino: horário e onde assistir ao jogo da Serie A

Lazio e Torino jogam neste sábado (4), às 10h (de Brasília), em confronto válido pela sexta rodada do Campeonato Italiano. A partida será disputada...

Houve um aumento de pessoas sem religião no Brasil, diz sociólogo

Alberto Carlos Almeida, sociólogo e cientista político, explicou, durante sua participação no WW nesta sexta-feira (3), que o Brasil vive um aumento no número...

Elite brasileira não tem uma visão liberal da economia, avalia sociólogo

Durante sua participação no WW, o sociólogo e cientista político Alberto Carlos Almeida avaliou que a elite brasileira não possui uma visão liberal da...