Artista italiano vende escultura invisível por R$ 87 mil

O artista italiano Salvatore Garau voltou a viralizar por ter vendido uma escultura invisível por R$ 87 mil. A obra, chamada “Eu Sou”, não possui qualquer forma material e foi “exibida” em um espaço vazio de 1,5 por 1,5 metro. O comprador recebeu um certificado que comprova a aquisição, que só existe na mente do criador.

Embora a obra tenha sido leiloada em 2021, ela voltou a ser comentada após um post viral do perfil britânico Pubity, seguido no Instagram por mais de 40 milhões de internautas.

Composta de “ar e espírito”, a obra, segundo Garau, provoca percepção, reflexão e incômodo, o que é suficiente para o artista italiano. Ele ainda defende que o “nada também é arte”.

“Escultura imaterial para ser colocada em um espaço livre de qualquer obstáculo. Dimensões variáveis, aproximadamente 200 x 200 cm. Obra acompanhada de certificado de autenticidade emitido pelo artista. Obra registrada sob o número IM5. Procedência: coleção particular, Milão. Estimativa: 12 mil – 16 mil euros.”, diz o certificado de autenticidade da “obra”.

Esta não é a primeira incursão de Garau na arte invisível – obras anteriores incluem “Buda In Contemplation” e “Afrodite Piange”.

Andy Warhol: exposição em SP com obras nunca vistas fora dos EUA

Qualidade do sono é pior entre mulheres pretas e pardas, afirma estudo

Dormir bem ainda é um desafio desigual no Brasil, sobretudo quando o recorte envolve gênero e raça. Os dados do Check-up de Bem-Estar 2025, levantamento...

Zelensky diz que planeja encontro com Trump em breve em meio à negociações

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (26) que planeja se encontrar em breve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

BBB: conheça ex-participantes que já morreram

Desde a primeira edição do Big Brother Brasil, em 2002, o público acompanhou a vida de mais de 430 brothers e sisters. Enquanto alguns...