O atleta de vôlei iraniano Saber Kazemi, de 26 anos, teve a morte cerebral confirmada nesta quarta-feira (29/10) após sofrer um acidente em uma piscina de hotel em Doha, no Catar. No dia 18 de outubro, ele recebeu uma descarga elétrica ao entrar na água, foi reanimado e colocado em coma induzido, mas seu quadro permaneceu crítico até a transferência para um hospital em Teerã, onde os médicos constataram a irreversibilidade da atividade cerebral.
Leia também
-
Boo Unzueta engata romance com Gabi Guimarães, da Seleção de vôlei
-
Brasília Vôlei perde para Praia Clube na estreia da Superliga Feminina
-
Homem é preso após ser acusado de ofensas racistas a técnico de vôlei
-
Superliga Feminina de Vôlei 2025/26 começa nesta segunda-feira (20/10)
Kazemi era um dos grandes nomes do vôlei iraniano. Ele estreou na seleção adulta em 2018 e enfrentou o Brasil em mais de uma ocasião, incluindo partidas memoráveis em 2018 e 2023 durante a fase de classificação olímpica.
O jogador também atuou por clubes no Irã, Turquia, Indonésia, Kuwait e Catar, incluindo o Al Rayyan. Em 2021, foi eleito MVP do Campeonato Asiático, ajudando sua seleção a conquistar o título.

A confirmação da morte cerebral do atleta gerou profunda comoção entre fãs, companheiros de equipe e no cenário internacional do esporte.
Nas redes sociais, torcedores e colegas prestaram homenagens e destacaram o talento e a dedicação de Kazemi. Em comunicado oficial, a Federação publicou: “A Comissão Médica confirma a morte cerebral de Saber Kazemi”.
کمیسیون پزشکی، مرگ مغزی صابر کاظمی را تأیید کرد کمیسیون پزشکی مرگ مغزی صابر کاظمی ملی پوش سابق والیبال ایران را تایید کرد.https://t.co/BqLtEijhB5#IRIVF pic.twitter.com/nMZDZtRThi
— Iran Volleyball Federation (@IRIVF) October 29, 2025
Fonte: Metrópoles