Áudios do VAR são apresentados pela CBF ao São Paulo em reunião

O diretor-executivo do São Paulo, Rui Costa, se reuniu com representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nessa última segunda-feira (6/10). O encontro foi motivado após polêmicas envolvendo a arbitragem no clássico diante do Palmeiras, no domingo (5/10), e o Tricolor teve acesso ao áudio do VAR.

Leia também

Como Ramon Abatti Abel, árbitro do clássico Choque-Rei, não foi chamado para analisar os lances no VAR, os áudios não puderam ser divulgados de forma pública. Porém, na reunião online entre São Paulo e CBF, o diálogo do árbitro principal com o assistente de vídeo foi mostrado ao Tricolor Paulista.

3 imagensClássico entre São Paulo x PalmeirasRamon Abatti AbelFechar modal.1 de 3

Ramon Abatti Abel conversando com Luciano no clássico diante do Palmeiras

Alexandre Schneider/Getty Images2 de 3

Clássico entre São Paulo x Palmeiras

Alexandre Schneider/Getty Images3 de 3

Ramon Abatti Abel

Silvio Avila/Getty Images

Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol informou que apenas chamadas com revisão protocolar (on-field review ou revisão formal) têm seus áudios e vídeos publicados no site da entidade. Durante o posicionamento, a CBF ainda afirma que é a única associação nacional que divulga integralmente todas as chamadas com revisão protocolar de todos os jogos.

Confira a nota da CBF na íntegra:

“A CBF esclarece que, conforme o protocolo de transparência da arbitragem, somente as chamadas com revisão protocolar (on-field review ou revisão formal) têm seus áudios e vídeos publicados no site. No clássico citado, não houve chamada protocolar no lance mencionado, e sim checagem silenciosa, motivo pelo qual o material não é disponibilizado no portal.

A CBF é, hoje, a única associação nacional que divulga integralmente todas as chamadas com revisão protocolar de todos os jogos. As checagens silenciosas (que podem chegar a 20–30 por partida) são analisadas nos Fóruns Permanentes das Séries A e B, realizados às segundas-feiras, às 16h, e podem ser exibidas e debatidas com os clubes, com vídeos, imagens e explicações técnicas, mediante solicitação. Durante a reunião desta segunda-feira (6), esta gravação foi apresentada a Rui Costa, representante do São Paulo no fórum.

Não há previsão de “quebra de protocolo” para divulgação pública, caso a caso, de checagens silenciosas. Qualquer alteração nesse procedimento teria de ser uniforme e isonômica para todos os clubes e operacionalmente viável. Reiteramos que não há nada oculto: os clubes têm acesso aos materiais e aos esclarecimentos técnicos nos canais previstos.

A CBF porém, consultará a FIFA sobre a possibilidade da divulgação de registros de checagens de lances não protocolares. Caso seja aprovado, a divulgação de registros de equívocos que possam conduzir a arbitragem a algum tipo de condicionamento a treinamentos ou avaliações se tornará praxe.”



Fonte: Metrópoles

Flamengo x Vasco fazem primeiro Clássico dos Milhões de 2026

Flamengo x Vasco se enfrentam nesta quarta-feira (21/1), às 21h30; é o primeiro encontro entre os times no ano Fonte: Metrópoles

Israel ordena que famílias palestinas se desloquem no sul de Gaza

As forças israelenses ordenaram que dezenas de famílias palestinas no sul da Faixa de Gaza deixassem suas casas, na primeira mobilização forçada desde o...

Por que os esforços de Trump pela Groenlândia escalaram tão rápido? Entenda

Ao voltar para casa neste mês após um prolongado recesso de Natal em Palm Beach, o presidente Donald Trump ficou momentaneamente surpreso quando um...