Aviões russos violaram o espaço aéreo da Lituânia, membro da Otan, na noite de quinta-feira (23), afirmou o presidente lituano, Gitanas Nausėda, em publicação na plataforma X.
Ele afirmou que as aeronaves — um caça e um avião de transporte — vieram da região de Kaliningrado, no sudoeste.
“Esta é uma violação grave do direito internacional e da soberania territorial da Lituânia, e precisamos reagir a isso”, disse Nausėda em um vídeo.
A CNN entrou em contato com os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa da Rússia para obter comentários.
O exército da Lituânia informou que os aviões possivelmente realizavam exercícios de reabastecimento quando entraram cerca de 700 metros no espaço aéreo e saíram após aproximadamente 18 segundos.
Dois caças da Força Aérea Espanhola, que participam de uma missão de policiamento aéreo da Otan, foram acionados para o local e atualmente estão realizando patrulhas aéreas, informou o exército lituano em comunicado.
Mais tarde, o Ministério das Relações Exteriores da Lituânia afirmou que convocou o encarregado de negócios russo para protestar contra a suposta violação.
“Mais uma vez, isso confirma a importância de fortalecer a prontidão da defesa aérea europeia”, escreveu o presidente Nausėda na plataforma X.
No mês passado, a Otan afirmou ter interceptado três jatos russos que violaram o espaço aéreo da Estônia. Na época, o Ministério da Defesa russo negou a alegação, insistindo que seus voos foram conduzidos “em estrita conformidade com as regras internacionais”.