BC está “bastante incomodado” com inflação fora da meta, diz Galípolo

O Banco Central está “bastante incomodado” com a inflação e as expectativas desancoradas, ou seja, fora da meta, no Brasil, afirmou o presidente da autoridade monetária, Gabriel Galípolo, nesta quinta-feira (23/10).

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, está em 5,17% no acumulado de 12 meses, acima da meta de 3% fixada pelo BC.

Galípolo reforçou que a política monetária deve se manter em um patamar restritivo, ou seja, com juros altos, por um período prolongado. Hoje, a taxa básica de juros brasileira, a Selic, está em 15% ao ano.

Leia também

“A inflação e expectativas seguem fora do que é a meta, isso é um ponto de bastante incômodo para o Banco Central, mas estamos falando de uma inflação que está num processo de redução e retorno para a meta em função de um Banco Central que vem se mostrando sempre bastante diligente e tempestivo no combate a qualquer tipo de processo inflacionário”, disse o presidente do BC durante apresentação no Fórum Econômico Indonésia-Brasil, em Jacarta.

Galípolo viaja integrando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As falas foram reportadas pela agência Reuters.

De acordo com o presidente do fisco, a economia brasileira vem passando por um ciclo de crescimento contínuo, mas mantém a inflação fora da meta, o que demanda que BC permaneça com uma taxa de juros num patamar elevado e restritivo por um período prolongado.

Para ele, esse tipo de decisão é fundamental para que seja possível combinar nível baixo de desemprego, crescimento positivo e inflação.

Apesar de participar da missão junto ao governo brasileiro, o presidente não escapa das críticas de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que defendem um corte na taxa de juros, alegando que a política monetária está altamente restritiva no país.



Fonte: Metrópoles

Suposto pai de santo é preso por abuso sexual de fiéis durante sessões

Um homem de 53 anos que dizia ser Pai de Santo foi preso, em Caxias do Sul (RS), suspeito de violação sexual mediante fraude....

SE: Polícia mira golpe da central bancária que deu prejuízo milionário

A Polícia Civil de Sergipe fez, na manhã desta quarta-feira (24), uma operação contra uma associação criminosa responsável por aplicar o golpe da central...

Michelle Barros em “A Fazenda” é “manipulada e apagada por Shia”, diz Nizam

Nizam Hayek analisou como o relacionamento com Shia Phoenix interfere no comportamento de Michelle Barros em “A Fazenda 17”. O executivo de contas acredita...