A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta quarta-feira (1°/10), a ampliação do Brasileirão Série D Will Bank para 96 clubes. A decisão foi anunciada durante a divulgação do novo calendário esportivo do futebol brasileiro para 2026. O Distrito Federal foi beneficiado com o aumento de vagas e a edição de 2026 contará com a participação de quatro times da capital federal.
O Brasiliense, time mais bem ranqueado no Ranking Nacional de Clubes (RNC), teve a vaga confirmada na próxima edição da quarta divisão nacional. No RNC 2026, o Jacaré está na 73ª posição, com 1.242 pontos.
Outro clube candango que vai disputar a Série D do ano que vem é o Ceilândia, que garantiu a participação na edição do ano que vem por ter se classificado para a segunda fase da Série D de 2025.
Leia também
-
CBF anuncia novo formato e ampliação da Série D para 96 times
-
Copa do Brasil: CBF altera número de clubes e anuncia final única
-
Brasileirão 2026 começará em janeiro. Confira detalhes da competição
-
CBF anuncia diminuição de datas dos Estaduais. Confira mudança
No Brasileirão Série D de 2026, Brasiliense e Ceilândia vão representar o Distrito Federal ao lado de Gama e Capital, times finalistas do Candangão 2025.
A nova configuração da competição levará em conta os quatro times rebaixados da Série C 2025, as 64 vagas das federações estaduais (de acordo com o Ranking Nacional de Federações) e os 28 clubes que avançaram para a segunda fase da Série D 2025.
Agora, a competição terá início em 5 de abril do ano que vem, com expectativa de encerramento em 13 de setembro. Antes, o torneio tinha 64 equipes.
As vagas que ficaram em aberto foram ocupadas pelos times melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes:
Atlético Cearense-CE
Brasil de Pelotas-RS
Brasiliense-DF
Humaitá-AC
Iguatu-CE
Moto Club-MA
Nova Iguaçu-RJ
Operário-MT
Pouso Alegre-MG
Real Noroeste-ES
São Raimundo-RR
Tocantinópolis-TO
Treze-PB
União Rondonópolis-MT
Fonte: Metrópoles