Cachaças terão selo para garantir procedência e rastreabilidade

As cachaças de alambique produzidas no Brasil passarão a ter um selo de origem e autenticidade como forma de garantir ao consumidor a procedência e a rastreabilidade do produto. A medida é uma resposta aos recentes casos de contaminação de bebidas por metanol.

O selo já estava em estudo por parte da Anpaq (Associação Nacional da Cachaça de Alambique), mas a implantação será adiantada. A expectativa é de que no início de 2026, as cachaças já sejam vendidas com a etiqueta.

“Nossa missão sempre foi defender a produção de cachaças de origem, sofisticadas, que tragam história e brasilidade — e garantir que o consumidor reconheça essa qualidade na prateleira, em bares, restaurantes ou eventos. Agora, mais do que nunca, é hora de agir”, explica o presidente da associação, Sérgio Maciel.

A tecnologia, já testada por alguns produtores, permite autenticação e rastreabilidade por meio de QR Codes, garantindo transparência sobre a origem, região, tradição e características de cada produto.

A iniciativa conta com o apoio da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). “Temos o orgulho de apoiar esse projeto, que é estratégico para o reposicionamento da cachaça de alambique no país”, afirma João Martins, presidente da entidade.

“Esse movimento fortalece um setor que é símbolo da nossa cultura, da nossa sustentabilidade e da geração de renda no campo. A cachaça de alambique é produzida por milhares de famílias brasileiras, e esse selo nacional será um marco para garantir reconhecimento, segurança e valorização, tanto no Brasil quanto no mundo.”

Metanol

O Brasil tem 246 casos notificados de intoxicação por metanol, de acordo com informações do Ministério da Saúde em boletim publicado nesta sexta-feira-feira (10). Até o momento, 29 foram confirmados.

O estado de São Paulo está investigando 160 notificações, o que representa 73,73% do total nacional. Outras 249 suspeitas foram descartadas no país.

Em relação aos óbitos, 5 foram confirmados no estado de São Paulo e 12 seguem em investigação, sendo 1 no Ceará, 1 em Minas Gerais, 1 no Mato Grosso do Sul, 3 em Pernambuco e 6 em São Paulo.

Chá anti-inflamatório pode ajudar nos sintomas da menopausa

O chá de amora, preparado com as folhas ou com as frutas da amoreira, é uma das infusões naturais mais populares entre quem busca...

Emirados Árabes ficam perto da Copa de 2026 após gols brasileiros

Com dois gols brasileiros no fim, os Emirados Árabes Unidos conseguiram a vitória por 2 a 1 sobre Omã em Doha, Catar, neste sábado...

Londrina e São Bernardo empatam e garantem promoção para a Série B

O Londrina e o São Bernardo estão na Série B do Campeonato Brasileiro 2026. Os times empataram por 1 a 1 na tarde deste...