Câmara deve votar hoje urgência de projeto sobre bebidas adulteradas

A Câmara dos Deputados deve votar, nesta quinta-feira (2), a urgência de um projeto de lei que torna crime hediondo a falsificação de bebidas.

A medida foi anunciada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), na última quarta-feira (1º).

A análise ocorre em meio a uma crise de adulteração de bebidas alcoólicas com metanol, especialmente em São Paulo.

Segundo o governo do estado, ao todo, São Paulo acumula 37 casos dos 43 do país — entre suspeitos e confirmados. Uma morte já foi confirmada como sendo pela intoxicação, e quatro são investigadas.

O metanol é uma substância líquida, inflamável e incolor. É amplamente utilizado como solvente, na fabricação de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos. Tem grande potencial de intoxicação e, quando consumido, pode levar à morte mesmo em doses pequenas.

Sala de situação

O Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar os casos de intoxicação pelo produto químico após consumo de bebida alcoólica no país, além de coordenar medidas a serem adotadas.

Na sala, uma equipe técnica vai analisar as informações para caracterizar a situação de saúde da população intoxicada por metanol. A equipe vai planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem adotadas.

*Publicado por Douglas Porto

Indonésia: Cinco estudantes são resgatados com vida de escola que desabou

Uma equipe de resgate na Indonésia retirou o estudante Syailendra Haikal, de 13 anos, com vida dos escombros de uma escola que desabou na...

Dois aviões da Delta Air Lines colidem em pista de aeroporto nos EUA

Dois aviões regionais da Delta Air Lines colidiram na pista de táxi do Aeroporto LaGuardia, em Nova York, na noite de quarta-feira (1º), com...

Impressionante! Saiba quanto custará a festa de Mavie, filha de Neymar

A pequena Mavie, filha de Neymar e Bruna Biancardi, vai completar 2 anos na próxima segunda-feira (6/10), mas a celebração de luxo já começa...