O Sistema Cantareira, principal manancial que abastece a Grande São Paulo, entrou nesta quarta-feira (1º) na Faixa de Restrição — o primeiro registro desse nível de alerta desde janeiro de 2022.
A decisão foi anunciada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pela SP Águas. A medida ocorre após os reservatórios caírem abaixo de 30% em setembro. Nesta quarta, o sistema registrava 29,4% de sua capacidade.
Com isso, a Sabesp poderá retirar até 23 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), abaixo dos 27 m³/s autorizados até setembro.
Para compensar a redução, a companhia poderá usar também a água transferida do reservatório de Jaguari, no rio Paraíba do Sul, para o de Atibainha, desde que a soma não ultrapasse 33 m³/s.
Segundo as agências, a Sabesp e os demais usuários do Cantareira precisarão adotar medidas adicionais para preservar os reservatórios. A gestão do sistema é feita de forma conjunta pela ANA e pela SP Águas, que monitoram diariamente os níveis de água e as retiradas autorizadas.
O Sistema Cantareira abastece cerca de metade da população da Região Metropolitana de São Paulo, além de contribuir para o fornecimento de água em Campinas e em municípios das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Veja dicas da Sabesp para economizar água
- Tomar banhos mais curtos;
- Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
- Evitar usar a mangueira, preferindo balde com água;
- Usar vassoura e balde com água para limpeza de quintais e calçadas, não a mangueira;
- Utilizar a máquina de lavar roupa e a lava-louça apenas quando estiverem na capacidade máxima;
- Antes de lavar a louça, retirar o excesso de comida com a esponja e manter a torneira fechada ao ensaboar.
*Sob supervisão de AR.