A Casa Branca confirmou o encontro bilateral entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontecerá em Kuala Lumpur, na Malásia.
A expectativa é que o encontro aconteça por volta de 04h30 (horário de Brasília).
Essa será a primeira reunião presencial agendada entre os dois presidentes desde a reeleição de ambos.
Lula e Trump estão na Malásia para participar da 47ª reunião de cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático).
De acordo com fontes da delegação brasileira, o principal objetivo é eliminar elementos políticos das discussões, estabelecendo um canal de diálogo mais pragmático.
A expectativa é de uma conversa breve, que não deve ultrapassar meia hora, sem previsão de acordos imediatos.
A agenda deve incluir temas como comércio EUA-Brasil, guerras na Ucrânia, a situação na Venezuela e questões ambientais, incluindo a COP30.
O Brasil busca se posicionar como mediador nas tensões regionais da América Latina, especialmente no que diz respeito à Venezuela e Colômbia.
O governo brasileiro trabalha com a possibilidade de uma nova reunião em Washington ainda este ano, que contaria com a participação de assessores técnicos de ambos os países para discutir acordos comerciais.
Este próximo encontro seria o momento mais propício para negociações concretas sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos.
