Ícone do site O SERINGAL

CBF anunciará novo calendário nesta quarta. Saiba possíveis mudanças

cbf-anunciara-novo-calendario-nesta-quarta.-saiba-possiveis-mudancas

CBF anunciará novo calendário nesta quarta. Saiba possíveis mudanças

Nesta quarta-feira (1/10), a CBF anunciará modificações no calendário do futebol brasileiro para 2026. A entidade apresentará propostas afim de reduzir e dividir melhor a carga dos times por temporada. As alterações devem englobar as divisões do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e os estaduais.

Leia também

3 imagensFechar modal.1 de 3

Sede da CBF

Buda Mendes/Getty Images2 de 3

Samir Xaud, presidente da CBF

@rafaelribeirorio l CBF3 de 3

@rafaelribeirorio l CBF

Desde que foi eleito presidente, Samir Xaud argumenta a favor da dimuição em relação à quantidade de jogos e torneios que disputam os times brasileiros. Uma das mais citadas pelo dirigente, entre as competições, são os estaduais.

Os campeonatos regionais, hoje em dia, contam com 16 datas disponíveis para disputas, que devem ser reduzidas. No entanto, não se sabe ao certo para quantas rodadas serão reduzidos.

Apesar das especulações já circularem, a definição que estava mais encaminhada até então era a que envolvia a Série D. Após a ideia para criação de uma quinta divisão ser descartada, a quarta deve contar com mais 32 times a partir da próxima temporada.

Já no caso da elite do Campeonato Brasileiro, as mudanças deverão ocorrer por conta da Copa do Mundo. A primeira divisão terá uma paralisação de um mês para a disputa do mundial, entre os dias 11 de junho e 19 de julho.

No entanto, os jogadores convocados não poderão entrar em campo depois de 24 de maio. A adaptação deve acontecer para evitar que as equipes joguem desfalcadas, ou seja, há a possibilidade de uma pausa antecipada para algumas equipes.

A CBF também deve avaliar a proposta para que os times da Série A entrem apenas na terceira fase da Copa do Brasil. Hoje, as equipes da elite do Brasileirão estreiam na segunda fase. A ideia era pular mais uma fase para diminuir a quantidade de jogos desses clubes.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile