Chá anti-inflamatório auxilia na saúde do fígado e melhora a digestão

Cuidar do corpo vai muito além da alimentação equilibrada. Entre as opções naturais que podem complementar esse cuidado, está o consumo de chás como o de boldo. Feito com as folhas da planta Peumus boldus, a bebida é tradicionalmente usada como um remédio caseiro para aliviar problemas ligados ao estômago e ao fígado.

Rico em compostos bioativos, o chá de boldo é conhecido por ajudar na digestão, reduzir gases e amenizar cólicas intestinais. Suas propriedades anti-inflamatórias também favorecem o equilíbrio do sistema digestivo e contribuem para a saúde hepática.

Propriedades e benefícios do boldo

Graças a substâncias como a boldina e o ácido rosmarínico, o chá atua reduzindo a inflamação e a acidez estomacal, o que ajuda a aliviar sintomas de gastrite. Além disso, estimula a produção de bile, essencial para o bom funcionamento do fígado e para a digestão de gorduras.

“É um chá bem amargo e, por isso, é bom para o fígado. Ajuda a diminuir problemas digestivos e hepáticos”, explicou a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, em Brasília.

Leia também

A nutricionista Julia Marques, especialista em nutrição clínica funcional, complementa que o boldo também possui efeito antimicrobiano.

“O boldo contém compostos como a boldina, substância capaz de inibir o crescimento de bactérias, fungos e microrganismos. A infusão pode evitar infecções, especialmente as intestinais”, afirma.

Além dos benefícios digestivos, estudos iniciais apontam que o boldo pode contribuir no alívio de dores de cabeça e desconfortos estomacais, graças às propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Como preparar o chá de boldo?

  • O chá de boldo pode ser feito com folhas frescas ou secas, dependendo da disponibilidade.
  • A quantidade indicada é de uma colher de chá das folhas secas ou de duas a três folhas frescas.
  • Comece fervendo 200 ml de água e, assim que levantar fervura, desligue o fogo.
  • Adicione o boldo à água quente, tampe e deixe a infusão descansar por 5 a 10 minutos.
  • Após esse tempo, coe a bebida e consuma morna, sem adição de açúcar ou adoçantes.

chá de boldoO chá de boldo ajuda a emagrecer e protege o fígado

Contraindicações

Apesar dos benefícios, o consumo em excesso pode causar efeitos colaterais como náuseas, diarreia e sobrecarga do fígado. Por isso, a orientação é consumir com moderação e, sempre que possível, com acompanhamento profissional.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Sobre Mailza 2026: secretário que fala demais sem ser chamado só atrapalha

O governador Gladson Cameli tem razão ao proibir secretários e assessores que falam demais e acabam atrapalhando as articulações em torno do projeto Mailza...

Mulheres que amamentam podem ter sintomas semelhantes aos da menopausa

Mulheres que estão amamentando podem apresentar sinais muito parecidos com os da menopausa, como secura vaginal, atrofia dos tecidos e dor na relação sexual....

Estudo: 99% dos infartos e AVCs estão ligados a 4 fatores. Saiba quais

Um novo estudo mostra que os casos de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) não acontecem sem aviso prévio do corpo. Quatro fatores...