Chá anti-inflamatório auxilia na saúde do fígado e melhora a digestão

Cuidar do corpo vai muito além da alimentação equilibrada. Entre as opções naturais que podem complementar esse cuidado, está o consumo de chás como o de boldo. Feito com as folhas da planta Peumus boldus, a bebida é tradicionalmente usada como um remédio caseiro para aliviar problemas ligados ao estômago e ao fígado.

Rico em compostos bioativos, o chá de boldo é conhecido por ajudar na digestão, reduzir gases e amenizar cólicas intestinais. Suas propriedades anti-inflamatórias também favorecem o equilíbrio do sistema digestivo e contribuem para a saúde hepática.

Propriedades e benefícios do boldo

Graças a substâncias como a boldina e o ácido rosmarínico, o chá atua reduzindo a inflamação e a acidez estomacal, o que ajuda a aliviar sintomas de gastrite. Além disso, estimula a produção de bile, essencial para o bom funcionamento do fígado e para a digestão de gorduras.

“É um chá bem amargo e, por isso, é bom para o fígado. Ajuda a diminuir problemas digestivos e hepáticos”, explicou a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, em Brasília.

Leia também

A nutricionista Julia Marques, especialista em nutrição clínica funcional, complementa que o boldo também possui efeito antimicrobiano.

“O boldo contém compostos como a boldina, substância capaz de inibir o crescimento de bactérias, fungos e microrganismos. A infusão pode evitar infecções, especialmente as intestinais”, afirma.

Além dos benefícios digestivos, estudos iniciais apontam que o boldo pode contribuir no alívio de dores de cabeça e desconfortos estomacais, graças às propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Como preparar o chá de boldo?

  • O chá de boldo pode ser feito com folhas frescas ou secas, dependendo da disponibilidade.
  • A quantidade indicada é de uma colher de chá das folhas secas ou de duas a três folhas frescas.
  • Comece fervendo 200 ml de água e, assim que levantar fervura, desligue o fogo.
  • Adicione o boldo à água quente, tampe e deixe a infusão descansar por 5 a 10 minutos.
  • Após esse tempo, coe a bebida e consuma morna, sem adição de açúcar ou adoçantes.

chá de boldoO chá de boldo ajuda a emagrecer e protege o fígado

Contraindicações

Apesar dos benefícios, o consumo em excesso pode causar efeitos colaterais como náuseas, diarreia e sobrecarga do fígado. Por isso, a orientação é consumir com moderação e, sempre que possível, com acompanhamento profissional.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

María Corina chega à Noruega e faz 1ª aparição pública em meses

A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz e líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, apareceu na varanda do Grand Hotel de Oslo...

Líder do PT diz que irá ao STF contra decisão da Câmara que salvou Zambelli

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou na madrugada desta quinta-feira (11) que entrará com um mandado de segurança no STF...

Com vitória na semi, Corinthians encerra tabu de 11 anos contra o Cruzeiro

O Corinthians encerrou um tabu de pouco mais de 11 anos contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira (10), em Belo Horizonte. Com a vitória por...