Chery “vira chave” e quer desenvolver ecossistema entre carros e robôs

O grupo chinês Chery contabiliza números robustos ao longo de seus quase trinta anos: são 120 países e 17 milhões de usuários ao redor do mundo.

Mesmo com o crescimento exponencial, o grupo já observa as tendências para os próximos anos e os executivos não temem arriscar em novos mercados. Um deles é o de assistentes robóticos.

Durante o Internacional User Summit 2025, evento global do grupo, a fabricante trouxe um ”guidance” do que vai ditar as estratégias nos próximos anos. Uma das principais apostas do grupo é a AiMoga, robô assistente que está sendo testada em algumas lojas do mundo para se tornar sua nova vendedora de carros.

O presidente da Chery Internacional e vice-presidente do Grupo Chery, Zhang Guibing, afirmou em entrevista exclusiva à CNN que a assistente conseguirá prender a atenção dos consumidores e elevar o tempo de permanência nas lojas.

A AiMoga possui um sistema de inteligência artificial que possibilita a compreensão de várias línguas e também consegue reagir a estímulos dos clientes.

No caso das vendas, Guibing explica que o grande desafio para quem trabalha com carros é a parte de treinamento dos access managers durante a alta temporada. Nesse contexto, os robôs podem ser uma alternativa, por terem a capacidade de lidar com as diferenças regionais e acumular o conhecimento e a cultura da companhia.

O grupo pretende ainda elaborar um ecossistema entre os carros e sua assistente robótica. A ideia é que tudo esteja integrado e possibilite funções aprimoradas para usos em situações de segurança, monitoramento, delivery, serviços domésticos e educação.

“Em um futuro próximo, passo a passo, os robôs poderão ir para as famílias para, por exemplo, cuidar de pessoas idosas ou cuidar das crianças, dialogar com elas… são várias maneiras diferentes de uso”, complementa o presidente da Chery Internacional.

*O jornalista viajou a convite da Chery Group.

Haddad: Vamos enviar dois projetos para cortar gastos e elevar arrecadação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (21) que o governo deve enviar ao Congresso Nacional dois projetos de lei distintos para...

Ex-NFL Doug Martin morre após confronto com policiais durante prisão

Oakland, Califórnia (AP) – O ex-running back All-Pro da NFL, Doug Martin, morreu após um confronto com policiais que tentavam detê-lo durante uma investigação...

Fux abre divergência e vota para absolver réus do núcleo da desinformação

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), abriu divergência e votou nesta terça-feira (21) para absolver todos os réus do núcleo 4,...