O grupo chinês Chery contabiliza números robustos ao longo de seus quase trinta anos: são 120 países e 17 milhões de usuários ao redor do mundo.
Mesmo com o crescimento exponencial, o grupo já observa as tendências para os próximos anos e os executivos não temem arriscar em novos mercados. Um deles é o de assistentes robóticos.
Durante o Internacional User Summit 2025, evento global do grupo, a fabricante trouxe um ”guidance” do que vai ditar as estratégias nos próximos anos. Uma das principais apostas do grupo é a AiMoga, robô assistente que está sendo testada em algumas lojas do mundo para se tornar sua nova vendedora de carros.
O presidente da Chery Internacional e vice-presidente do Grupo Chery, Zhang Guibing, afirmou em entrevista exclusiva à CNN que a assistente conseguirá prender a atenção dos consumidores e elevar o tempo de permanência nas lojas.
A AiMoga possui um sistema de inteligência artificial que possibilita a compreensão de várias línguas e também consegue reagir a estímulos dos clientes.
No caso das vendas, Guibing explica que o grande desafio para quem trabalha com carros é a parte de treinamento dos access managers durante a alta temporada. Nesse contexto, os robôs podem ser uma alternativa, por terem a capacidade de lidar com as diferenças regionais e acumular o conhecimento e a cultura da companhia.
O grupo pretende ainda elaborar um ecossistema entre os carros e sua assistente robótica. A ideia é que tudo esteja integrado e possibilite funções aprimoradas para usos em situações de segurança, monitoramento, delivery, serviços domésticos e educação.
“Em um futuro próximo, passo a passo, os robôs poderão ir para as famílias para, por exemplo, cuidar de pessoas idosas ou cuidar das crianças, dialogar com elas… são várias maneiras diferentes de uso”, complementa o presidente da Chery Internacional.
*O jornalista viajou a convite da Chery Group.