Com vaga garantida e posição segura no ranking da Fifa, o Brasil está confirmado entre os cabeças de chave da Copa do Mundo de 2026. A Seleção se junta a Estados Unidos, México, Canadá e Argentina, formando o grupo das cinco equipes já garantidas no Pote 1 do sorteio.
Leia também
-
Vídeo: Seleção Brasileira faz último treino antes de enfrentar o Japão
-
Ancelotti não descarta retorno de Neymar à Seleção: “Tem qualidade”
-
Seleção terá mudança para jogo contra o Japão. Veja provável escalação
O evento que definirá os grupos do Mundial será realizado no dia 5 de dezembro, no John F. Kennedy Center for the Performing Arts, em Washington D.C., capital dos Estados Unidos. A Copa terá 48 seleções, divididas em quatro potes de acordo com a colocação no ranking da Fifa.
O Pote 1 reunirá os três países-sede e as nove seleções mais bem posicionadas. O Brasil aparece atualmente em sexto lugar, com 1.761,6 pontos, e não corre risco de sair do grupo das dez primeiras colocadas. A Argentina, terceira do ranking, também está garantida. Assim, cinco equipes já têm presença confirmada entre as cabeças de chave.
Brasil x Coreia do Sul – Copa do Mundo 2022
Ercin Erturk/Anadolu Agency via Getty Images
Grace Hie Yoon/Anadolu via Getty Images
Argentina termina como primeira colocada das Eliminatórias
Marcelo Endelli/Getty Images
Espanha, França, Inglaterra, Portugal e Holanda devem completar a lista, já que estão bem colocadas e próximas de garantir vaga no torneio. As duas últimas posições devem ser disputadas entre Bélgica, Croácia, Itália e Alemanha.
Até o momento, 21 seleções já carimbaram presença na Copa do Mundo. As últimas seis vagas serão definidas em repescagem marcada para março de 2026.
Confira as seleções já classificadas:
- Concacaf (seis vagas): Canadá, Estados e México (países-sede).
- Confederação Africana de Futebol – CAF (nove vagas): Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia.
- Confederação Asiática de Futebol – AFC (oito vagas): Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália.
- Conmebol (seis vagas): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai.
- Oceania – OFC (uma vaga): Nova Zelândia.
- Uefa (16 vagas): nenhuma definida ainda.
Fonte: Metrópoles