Será conhecida nesta sexta-feira (10/10), às 10h (de Brasília), a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. O Brasil está na disputa para receber o maior evento esportivo poliesportivo das Américas com a candidatura conjunta das cidades fluminenses de Rio de Janeiro e Niterói.
Santiago foi o palco dos Jogos Pan-Americanos de 2023.
Al Bello/Getty Images
Rio foi a casa da competição em 2007.
Brasil quer voltar a sediar o Pan em 2031, com Rio-Niterói.
Buda Mendes/Getty Images
Para garantir o evento em solo brasileiro, Rio-Niterói disputa com Assunção, capital do Paraguai. A decisão será tomada em assembleia realizada em Santiago, no Chile.
A candidatura Rio-Niterói aposta no legado como arma para sediar a competição. O Rio de Janeiro foi o palco dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e das Olimpíadas de 2016. Já Assunção tem como trunfo o ineditismo. A capital paraguaia nunca sediou um evento deste calibre.
Leia também
-
Rio-Niterói envia dossiê e candidatura ao Pan de 2031 é oficializada
-
Rio-Niterói competirá com Assunção pela sede do Pan-Americano de 2031
Como será a votação?
A Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports) possui 41 países membros com direito a voto. Desses, 12 têm peso duplo por já terem sediado alguma edição de Jogos Pan-Americanos. São eles: Estados Unidos, Canadá, México, Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Brasil e Argentina. No total, são 53 votos em disputa.
Para garantir a vitória na disputa e sediar o Pan de 2031, a candidatura Rio-Niterói precisa de pelo menos 27 votos para ser eleito.
Fonte: Metrópoles