O Congresso Nacional deve se reunir, nesta quinta-feira (15), em uma sessão conjunta para analisar vetos à Lei do Licenciamento Ambiental.
O texto aprovado em julho pelo Congresso recebeu vetos em 63 trechos, que serão apreciados pelos parlamentares.
Apesar de especulações sobre um adiamento, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), informou que a sessão segue mantida. O governo, nos bastidores, ainda tenta construir acordo que evite uma derrota.
A decisão do governo pelo veto parcial do texto que foi aprovado pela Câmara atendeu, em parte, o apelo de ambientalistas e técnicos que apontaram como “inaceitáveis”.
Inicialmente, também havia a possibilidade de que a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2026 fosse apreciada na mesma sessão. Como mostrou o CNN Money, o relator do projeto, o deputado Gervásio Maia (PSB-PB), informou que a apreciação ficará para a próxima terça-feira (21).
O presidente do Senado teve reunião na tarde de quarta-feira (15) com a senadora Tereza Cristina (PP-MS) para discutir a perspectiva do agro sobre os vetos.
Ao término da conversa, a senadora afirmou em entrevista coletiva que explicou ao presidente a questão e que está mantida a sessão conjunta.