Coreia do Norte exibe novo míssil intercontinental em desfile militar

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou um grande desfile militar exibindo o novo míssil balístico intercontinental diante de funcionários de alto-escalção internacionais, informou a mídia estatal KCNA neste sábado (11).

O desfile, que começou na noite de sexta-feira (10), marcou o 80º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, partido no poder do país, e ocorreu após as comemorações de quinta-feira (9).

O premiê chinês, Li Qiang, o ex-presidente russo, Dmitry Medvedev, bem como o chefe do Partido Comunista do Vietnã, To Lam, foram vistos ao lado de Kim no desfile, enquanto outros estrangeiros assistiam.

No desfile militar, a Coreia do Norte, com armas nucleares, exibiu seu míssil balístico intercontinental Hwasong-20 mais avançado, descrito pela KCNA como o “sistema de armas nucleares estratégicas mais forte” do país.

A série Hwasong de ICBMs deu ao país a capacidade de atingir qualquer lugar no território continental dos EUA, mas ainda há dúvidas sobre a sofisticação de seu sistema de orientação para atingir um alvo e a capacidade da ogiva que ele carrega de resistir a reentrada atmosférica.

“O Hwasong-20 representa, por enquanto, a apoteose das ambições da Coreia do Norte em termos de capacidade de lançamento nuclear de longo alcance. Devemos esperar ver o sistema testado antes do final deste ano”, disse Ankit Panda, do Carnegie Endowment for International Peace, sediado nos EUA.

“O sistema foi provavelmente projetado para o lançamento de múltiplas ogivas […] Múltiplas ogivas aumentarão a pressão sobre os sistemas de defesa antimísseis americanos existentes e ampliarão o que Kim considera necessário para alcançar efeitos dissuasivos significativos contra Washington.”

Outras armas em exibição incluíam mísseis balísticos hipersônicos, mísseis de cruzeiro, um novo tipo de lançador múltiplo de foguetes e um lançador de drones suicidas, disse Hong Min, analista sobre Coreia do Norte no Instituto Coreano para a Unificação Nacional.

No desfile militar, Kim fez um discurso no qual expressou “caloroso incentivo” às tropas norte-coreanas em operações no exterior, acrescentando que o heroísmo militar não será visto apenas na defesa da Coreia do Norte, mas também em “postos avançados da construção socialista”, disse a KCNA.

“Nosso exército deve continuar a se tornar uma entidade invencível que destrua todas as ameaças”, disse Kim.

O líder norte-coreano conversou mais cedo na sexta-feira com Medvedev, que disse que o sacrifício de soldados norte-coreanos lutando pela Rússia em sua campanha militar na Ucrânia comprovou a confiança nas relações entre os dois países.

Kim disse a Medvedev que espera continuar fortalecendo a cooperação com a Rússia e se envolver estreitamente em diversos intercâmbios para alcançar objetivos comuns, informou a KCNA.

Vietnã e Coreia do Norte também assinaram acordos de cooperação em diversas áreas, incluindo entre seus ministérios da Defesa, Relações Exteriores e Saúde, informou a KCNA, sem dar mais detalhes.

Cachaças terão selo para garantir procedência e rastreabilidade

As cachaças de alambique produzidas no Brasil passarão a ter um selo de origem e autenticidade como forma de garantir ao consumidor a procedência...

Virginia promove festa do Dia das Crianças na quadra da Grande Rio

A influenciadora Virginia Fonseca, 26, promove neste sábado (11) uma festa de Dia das Crianças na quadra da Grande Rio, agremiação na qual ocupa...

Como está a saúde mental? Veja dicas de especialistas de autoavaliação

Neste mundo caótico de agendas lotadas, eventos estressantes e responsabilidades pessoais, é comum ficarmos distraídos no nosso mundo interior. Seja intencional ou não, “as pessoas...