A Iveco revelou nesta quinta-feira (2) o conceito Daily Multifuel, um veículo comercial leve desenvolvido para operar com diferentes combustíveis, incluindo etanol, gás natural e biometano. A ideia é oferecer uma alternativa ao transporte urbano para atender às metas de redução de emissões de poluentes. Apesar de conceitual, o veículo tem grande chance de chegar em breve ao mercado.
O Daily Multifuel está sendo projetado em versões de 3,5 a 7,2 toneladas e utiliza o motor FPT Industrial F1C, de três litros e ciclo Otto. O propulsor foi desenvolvido em parceria com universidades brasileiras e possui dois sistemas de injeção: um para líquidos, como o etanol, e outro para combustíveis gasosos. Essa configuração permite maior versatilidade de abastecimento, mantendo níveis de potência e torque adequados para aplicações comerciais.
O motor alcança até 135 cv de potência e 350 Nm de torque, desempenho correspondente aos modelos já disponíveis na gama com chassi-cabine. Segundo os testes da marca italiana, o caminhão leve apresentou desempenho comparável ao diesel quando abastecido com etanol. Já com gás natural ou biometano, há ganho de autonomia e emissões reduzidas. De acordo com dados técnicos, as emissões de CO₂ do etanol chegam a ser três vezes menores que as do diesel, enquanto o biometano proporciona uma redução próxima de dez vezes.

A proposta da Iveco não substitui os veículos elétricos, mas atua como alternativa em situações nas quais a eletrificação enfrenta limitações de infraestrutura. O trabalho agora é viabilizar o lançamento comercial. “Os principais desafios são garantir produtividade equivalente à dos modelos a diesel, manutenção simplificada, possibilidade de produção em Sete Lagoas (MG) e custo total de propriedade competitivo em cinco anos”, diz Carlos Fraga, diretor de Marketing da IVECO para América Latina.
Centro de treinamento em BH
O conceito Daily Multifuel foi apresentado no primeiro Iveco Academy na América Latina, instalado no SENAI Horto, em Belo Horizonte (MG). O espaço de 1.380 m² foi projetado para treinar profissionais da rede de concessionários e colaboradores internos.
A estrutura conta com salas de aula, área técnica, auditório, coworking e showroom de 140 m². Há ainda oficina com valeta de manutenção e espaço para gravação de conteúdos. Com capacidade para até 100 participantes por dia, o centro deve formar cerca de 2.000 profissionais por ano. O programa Iveco Academy já certificou mais 98 mil pessoas em toda a América Latina.
