O estado de São Paulo recebeu um alerta da Defesa Civil para fortes chuvas generalizadas e transtornos causados pela lenta progressão de uma frente fria sobre o território entre esta sexta-feira (31) e domingo (2). A instabilidade atmosférica deve provocar precipitações a qualquer hora do dia, com possibilidade de temporais mais intensos entre a tarde e a noite.
Mesmo com o afastamento da frente fria no domingo, a formação de um corredor de umidade vindo da Amazônia deve manter o tempo instável em todo o estado.
A previsão aponta para pancadas de chuva frequentes e persistentes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e volumes que podem variar de moderados a elevados em diferentes regiões do estado.
A Defesa Civil alerta para que a população mantenha atenção redobrada em locais sujeitos a deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores, devido às condições que favorecem a ocorrência de transtornos pontuais, especialmente em áreas de risco.
Nos próximos dias, o estado de São Paulo pode registrar ventos intensos e tempestades, com possibilidade de impactos em diferentes regiões.
Tempestade, vendaval e tempo seco: veja alertas para todo o Brasil
Acumulados previstos entre sexta (31) e domingo (2):
Médio: Serra da Mantiqueira, regiões de Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Bauru, Araraquara, Região Metropolitana de São Paulo, São José dos Campos e Litoral Norte.
Alto: Regiões de Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Vale do Ribeira, Itapeva, Presidente Prudente e Marília.
Muito alto: Regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto.
Em casos de emergência, acione 191 para Defesa Civil e 193 para o Corpo de Bombeiros.
Frio avança em SP e previsão é chuvosa no Sudeste, nesta quinta (30)
Previsão do tempo em SP
Segundo o Climatempo, as temperaturas devem variar entre 14°C e 27°C ao longo do fim de semana na capital paulista.
Nesta sexta-feira (31), os termômetros marcam a mínima de 14°C e máxima de 22°C, com sol entre nuvens e possibilidade de chuva fraca ao longo do dia.
No sábado (1º), a máxima sobe para 27°C, com a mínima de 15°, mas o calor deve vir acompanhado de pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite.
Já no domingo (2), a temperatura volta a cair, variando entre 18°C e 22°C, com céu nublado e temporais, especialmente durante a tarde, quando há risco de chuva forte e rajadas de vento.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

