Ícone do site O SERINGAL

Diretor de “O Agente Secreto” rebate crítica: “Novela da Globo é regional”

diretor-de-“o-agente-secreto”-rebate-critica:-“novela-da-globo-e-regional”

Diretor de “O Agente Secreto” rebate crítica: “Novela da Globo é regional”

O diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, 56, rebateu os comentários de que seus filmes são regionais durante uma conversa com a imprensa realizada na terça-feira (28). Ele é conhecido por títulos como “Aquarius” (2016), “Bacurau” (2019) e “O Agente Secreto” (2025).

“Eu nunca me vi e me coloquei como regional. Eu sou parte do Brasil. (…) O Brasil precisa se ouvir mais. Existe toda uma montagem do nosso país, que foi uma montagem econômica, política e cultural, que deu muita força ao que é feito no Sudeste, mas eu acho que o cinema é uma ferramenta… a televisão já devia ser assim, mas infelizmente não funciona dessa forma. Eu acho que o cinema corre muita mais solto, com mais liberdade”, começou.

“Meu ponto de vista é brasileiro, com base em Recife, Pernambuco, então eu não acho que faz nenhum sentido chamar qualquer coisa que não é da região Sudeste de regional. Na verdade, para mim, regional eram as novelas da Globo que eu cresci vendo. Eram regionais porque se passavam na Barra de Tijuca e eu não sabia o que era Barra da Tijuca. Deve ser uma região interessante”, continuou.

Medonça Filho está prestes a lançar um novo filme, “O Agente Secreto”, que foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar. O título chega aos cinemas no dia 6 de novembro.

Desde a estreia no Festival de Cannes, a produção ganhou a atenção do público internacional e entrou em listas de apostas para o Oscar de veículos especializados em cinema dos Estados Unidos. Para além da categoria de Melhor Filme Internacional, aparece cotado para Melhor Filme, Direção, Roteiro e Ator (Wagner Moura).

Esta semana, o longa recebeu duas indicações ao Gotham Awards, competição do cinema independente que abre a temporada de premiações nos EUA. “O Agente Secreto” já soma alguns prêmios internacionais, como três vitórias em Cannes (Melhor Ator, Diretor e prêmio da crítica), um no Critics Choice Latino e um Festival de Chicago.

Sobre o que fala “O Agente Secreto”?

Ambientado no Recife de 1977, o longa é um thriller político, que acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.

Assista ao trailer de “O Agente Secreto”

Sair da versão mobile