Elevação da pena traz melhorias, mas não resolve desafios, diz especialista

O aumento de penas como estratégia para combater a criminalidade tem eficácia limitada e não resolve os problemas fundamentais da segurança pública, de acordo com análise do especialista Guaracy Mingardi, durante participação no WW.

O analista criminal e integrante do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) ressalta que a questão central está na capacidade do Estado em identificar e alcançar os criminosos.

“A grande questão é: o Estado está preparado, as polícias estão preparadas, o Ministério Público, para chegar ao criminoso? Esse é o grande problema. Não é tanto o tamanho da pena”, afirmou Mingardi.

Impacto das Mudanças Penais

No caso específico de crimes relacionados a organizações criminosas, Mingardi reconhece que o aumento das penas pode ter algum efeito positivo.

“Um homicídio praticado por conta da ação de uma organização criminosa poderia pegar até 30 anos, o que pode fazer com que os criminosos pensem duas vezes antes de cometer tal ato”, explica.

O especialista enfatiza que a solução para os problemas de segurança pública requer uma abordagem mais ampla e complexa. A efetividade do combate ao crime depende de fatores como organização, tempo e, principalmente, inteligência investigativa.

Desafios Estruturais

Para Mingardi, é fundamental que as polícias, o Ministério Público e outras instituições do Estado estejam adequadamente preparados para enfrentar a criminalidade.

“O grande problema não é tanto o tamanho da pena, mas sim se o Estado está preparado para chegar ao criminoso”, argumenta.

Embora algumas medidas propostas possam trazer melhorias pontuais, o especialista ressalta que não existe uma solução única e imediata através da legislação. O enfrentamento eficaz da criminalidade demanda um trabalho contínuo de investigação e inteligência policial.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Ex-dirigente do Barcelona afirma que Neymar seria sucessor de Messi

Vice-presidente do Barcelona entre 2015 a 2019, Jordi Mestre afirmou que Neymar seria o sucessor claro de Lionel Messi dentro do Barcelona. Ele lamentou...

Zagueiro do Racing tem lesão após cotovelada em jogo contra Flamengo

A noite dessa quarta-feira (22/10) não foi das mais felizes para o zagueiro Santiago Sosa, do Racing. Além de ver a sua equipe sair...

Novato supera recorde de LeBron James em primeiro jogo pela NBA

VJ Edgecombe estreiou na NBA de maneira impressionante, ao superar marcas de uma das maiores lendas da liga. O ala dos Philadelphia 76ers marcou...