Elite brasileira não tem uma visão liberal da economia, avalia sociólogo

Durante sua participação no WW, o sociólogo e cientista político Alberto Carlos Almeida avaliou que a elite brasileira não possui uma visão liberal da economia.

A análise baseia-se em um estudo sobre as mudanças na identidade do brasileiro, que revela que tanto a população quanto a elite do país demonstram resistência a uma visão liberal da economia, apresentando uma relação pragmática com o papel do Estado e do mercado.

Experiências práticas moldam opinião pública

Na produção de bens e serviços, o estudo identificou mudanças significativas em setores específicos. A telefonia, por exemplo, registrou aumento expressivo no apoio à gestão privada, resultado da percepção de melhoria nos serviços após a privatização.

Por outro lado, no setor de transporte público, predominantemente operado por ônibus, houve um movimento contrário, com a população demonstrando preferência por maior participação estatal. Segundo a análise, esta mudança pode estar relacionada à deterioração dos serviços particulares, influenciada por fatores como a pandemia, aumento do uso de automóveis e motocicletas, e dificuldades no sistema de subsídios.

O estudo conclui que o brasileiro adota uma postura essencialmente pragmática: quando percebe que mais mercado resulta em melhorias em sua vida, apoia iniciativas liberais. Caso contrário, tende a favorecer uma maior presença do Estado, estabelecendo uma relação direta entre a experiência prática com os serviços e sua visão sobre o papel do poder público na economia.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Paz em Gaza: veja manifestações de líderes mundiais após resposta do Hamas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que Israel interrompa os bombardeios em Gaza após o Hamas concordar, em partes, com o plano do...

STF ouve 48 especialistas em ação da pejotização

Uma audiência pública no STF (Supremo Tribunal Federal) vai ouvir 48 especialistas no processo que analisa as relações de trabalho da chamada “pejotização”. O...

Como verificar bebidas adulteradas? Associação de destilados dá dicas

A crescente preocupação com bebidas adulteradas com metanol tem levado consumidores a buscarem formas de identificar produtos originais. Em entrevista ao CNN Arena, Eduardo...