Em recurso no STF, Ramagem pede redução de pena e manutenção de cargo na PF

A defesa do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), protocolou, nesta segunda-feira (27), recurso no STF (Supremo Tribunal Federal), contra o julgamento da ação do plano de golpe de Estado.

Os ministros da Primeira Turma ainda vão decidir se aceitam o recurso apresentado. O julgamento ocorrerá em sessão virtual, em data que ainda será marcada. A CNN apurou que a sessão deve acontecer ainda nesta semana.

Como mostrou a CNN, o ministro Luiz Fux, único voto divergente no julgamento do núcleo 1, não deve participar da análise dos recursos, já que trocou de turma.

Relembre a acusação contra Alexandre Ramagem

O ex-diretor da Abin foi condenado a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime inicial fechado.

Para o STF, Ramagem foi uma das principais pessoas que subsidiavam o Jair Bolsonaro (PL) com ataques ao sistema eleitoral.

Ele teria elaborado orientações ao ex-presidente para ataques ao sistema eletrônico de votação e descumprimento de decisões do STF, registradas em anotações eletrônicas apreendidas pela Polícia Federal.

A acusação destaca que, sob sua gestão, a Abin manteve proximidade inédita com a Presidência, promovendo exposição indevida de autoridades, ataques virtuais e desinformação sobre urnas eletrônicas, contribuindo para inflar o apoio popular à ruptura institucional.

Em atualização

Nº1 do ranking, Carlos Alcaraz perde em estreia no Masters 1000 de Paris

Carlos Alcaraz perdeu em sua estreia no Masters 1000 de Paris, nesta terça (28). O atual líder do ranking da ATP enfrentou o britânico...

Atlético-MG na LFU: saiba quais clubes integram o bloco comercial

O Atlético-MG anunciou, nesta terça-feira (28), a saída da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a entrada na Liga Forte União (LFU). Segundo o...

Quem é Sutton Foster, nova namorada de Hugh Jackman

Hugh Jackman, 57, e Sutton Foster, 50, fizeram a primeira aparição pública como um casal no último domingo (26), na estreia de “Song Sung Blue”,...