O vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2025 será anunciado nesta sexta-feira (10). Neste ano, há 338 indicados no total. Alguns líderes mundiais indicaram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o prêmio. A lista completa de nomes ficará guardada em um cofre por 50 anos.
Veja abaixo como o prêmio funciona:
Quem indica o prêmio é o Comitê Norueguês do Nobel. O grupo é composto por cinco indivíduos indicados pelo parlamento norueguês, indicados por partidos políticos noruegueses. Suas nomeações refletem o equilíbrio de poder no parlamento norueguês.
Quem pode ganhar?
Quem se enquadra na descrição estabelecida no testamento de 1895 do industrial sueco Alfred Nobel.
O testamento afirma que o prêmio deve ser concedido à pessoa “que fez o máximo ou o melhor para promover a amizade entre as nações, a abolição ou redução de exércitos permanentes e o estabelecimento e promoção de congressos de paz”.
A resposta mais complexa é que o prêmio “precisa ser inserido no contexto atual”, segundo Kristian Berg Harpviken, secretário do comitê do prêmio. Ele prepara o trabalho para o órgão responsável pelo prêmio.
Harpviken participa das deliberações, mas não vota.
Quem pode indicar?
Milhares de pessoas podem propor nomes: membros de governos e parlamentos; atuais chefes de Estado; professores universitários de história, ciências sociais, direito e filosofia; e ex-laureados com o Prêmio Nobel da Paz, entre outros.
Este ano, há 338 indicados.
A lista completa ficará guardada em um cofre por 50 anos, portanto, somente os nomes dos vencedores serão divulgados.
Como o comitê decide?
As indicações se encerram em 31 de janeiro.
Os integrantes do comitê podem fazer suas próprias indicações até a primeira reunião, em fevereiro.
Eles discutem todas as indicações e, em seguida, estabelecem uma lista restrita.
Cada indicado é então avaliado e examinado por um grupo de conselheiros permanentes e outros especialistas.
O grupo se reúne aproximadamente uma vez por mês para discutir as indicações.
O comitê busca chegar a um consenso sobre sua seleção. Caso não consiga, a decisão é tomada por maioria de votos.
Quem são os indicados?
Embora a lista completa de indicações seja mantida em segredo, os indicados são livres para divulgá-la.
Entre os nomes divulgados este ano estão o Tribunal Penal Internacional, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o ativista preso de Hong Kong Chow Hang-tung e o advogado canadense de direitos humanos Irwin Cotler.
Os líderes do Camboja, Israel e Paquistão declararam ter indicado o presidente dos EUA, Donald Trump. As indicações deles foram feitas na primavera e no verão, após o prazo final de 31 de janeiro, portanto, não são válidas para o prêmio de 2025.
Donald Trump poderia ganhar?
Somente se Trump mudar suas políticas, segundo especialistas do Nobel, que argumentam que ele está atualmente desmantelando a ordem mundial internacional que o comitê do prêmio preza.
Em vez disso, o comitê pode querer destacar uma organização humanitária, jornalistas ou uma instituição das Nações Unidas, dizem eles.
Ou podem causar uma surpresa.
O que o vencedor do prêmio Nobel ganha?
Uma medalha, um diploma, 11 milhões de coroas suecas (equivalente US$ 1,19 milhão) e atenção global imediata.