Rússia e Estados Unidos deveriam construir um túnel ferroviário “Putin-Trump” sob o Estreito de Bering para ligar os dois países, desbloquear a exploração conjunta de recursos naturais e “simbolizar a unidade”, sugeriu um enviado do governo do russo.
A proposta de Kirill Dmitriev, enviado de investimentos do presidente Vladimir Putin e chefe do fundo soberano russo RDIF, prevê um projeto de construção de 8 bilhões de dólares. Esse projeto seria financiado por Moscou e “parceiros internacionais” para construir uma ligação ferroviária e de carga de 112 km em menos de oito anos.
Dmitriev, que ajudou a liderar uma ofensiva de charme russa para reavivar os laços com os EUA, apresentou a ideia do túnel na noite de quinta-feira (16), depois que Putin conversou com o presidente americano, Donald Trump, por telefone e concordou em se reunir em Budapeste para tentar encontrar uma maneira de interromper a guerra na Ucrânia.
Proposta pode envolver empresa de Musk
“O sonho de uma ligação entre os EUA e a Rússia através do Estreito de Bering reflete uma visão duradoura — desde a ferrovia Sibéria-Alasca de 1904 até o plano russo de 2007. O RDIF estudou as propostas existentes, incluindo a ferrovia EUA-Canadá-Rússia-China, e apoiará a mais viável”, escreveu Dmitriev no X.
O Estreito de Bering, que tem 82 km de largura em seu ponto mais estreito, separa a região russa de Chukotka do Alasca. Ideias para ligar os dois pontos existem há pelo menos 150 anos, com vários projetos elaborados, mas nunca implementados.
Dmitriev, que estabeleceu laços com Steve Witkoff, enviado especial de Trump, e falou sobre a possibilidade de grandes empresas de energia dos EUA assumirem participações minoritárias em projetos russos no Ártico, sugeriu que o túnel poderia ser construído pela The Boring Company, uma empresa de construção de túneis dos EUA de propriedade de Elon Musk.
“Imagine conectar os EUA e a Rússia, as Américas e a Afro-Eurásia com o Túnel Putin-Trump — uma ligação de 112 quilômetros que simboliza a unidade. Os custos tradicionais são de mais de US$ 65 bilhões, mas a tecnologia da @boringcompany pode reduzi-los para menos de US$ 8 bilhões. Vamos construir um futuro juntos”, escreveu Dmitriev a Musk no X.
Não houve resposta pública imediata à ideia, nem de Musk nem de Trump.
Dmitriev disse que uma ideia semelhante — construir uma “Ponte da Paz Mundial Kennedy-Khrushchev” — havia sido lançada durante a Guerra Fria e publicou um esboço da rota que ela poderia ter tomado, juntamente com um gráfico mostrando o caminho que o novo túnel poderia seguir entre Chukotka e o Alasca.
“O RDIF já investiu e construiu a primeira ponte ferroviária Rússia-China. Chegou a hora de fazer mais e conectar os continentes pela primeira vez na história da humanidade. Chegou a hora de conectar a Rússia e os EUA”, disse Dmitriev.