Especialista: Eleição legislativa define se reformas seguirão na Argentina

As eleições legislativas da Argentina serão realizadas no dia 26 de outubro e podem definir o futuro do atual presidente argentino, Javier Milei. Durante participação no WW, Roberto Dumas, professor de Economia do Insper, afirma que o pleito é crucial para saber se as reformas econômicas devem continuar no país.

“Se Milei perder as eleições legislativas, é bem provável que saia mais capital“, detalha.

Dumas explica que o peso argentino encontra-se sobrevalorizado em termos reais, uma situação que remete a experiências anteriores de crises financeiras na América Latina e na Ásia.

“A Argentina tem uma dívida externa de US$ 96 bilhões, dos quais 44 bilhões são devidos ao FMI (Fundo Monetário Internacional) até 2027”, relembra o especialista. Para ele, um aporte de US$ 20 bilhões, como o previsto para 2025, com a ajuda do presidente americano, Donald Trump, poderia ser perdido em apenas três ou quatro dias.

O resultado das eleições pode ser determinante para a criação de um Banco Central independente, o que pode permitir uma certa flutuação cambial, adotando metas para a inflação. Para Dumas, o governo argentino poderia seguir um “modelo semelhante ao implementado no Brasil em 1999”, pelo ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Polícia suspeita que colunista Moisés Alencastro tenha sido vítima de latrocínio; veículo é localizado

A polícia apura o possível crime de ódio contra o colunista social e servidor do Ministério Público Estadual, Moisés Alencastro, encontrar morto morto em...

Poinsétia: como a planta sagrada dos astecas se tornou o símbolo do Natal

Presente em casas, vitrines e celebrações de fim de ano, a poinsétia costuma ser percebida apenas como um ornamento típico de dezembro. No entanto,...

Governo Trump remove embaixadores de Biden e cita política “América First”

O governo Trump está removendo diversos embaixadores de carreira de seus postos no exterior, marcando a mais recente reformulação do Departamento de Estado dos...