Especialista: Eleição legislativa define se reformas seguirão na Argentina

As eleições legislativas da Argentina serão realizadas no dia 26 de outubro e podem definir o futuro do atual presidente argentino, Javier Milei. Durante participação no WW, Roberto Dumas, professor de Economia do Insper, afirma que o pleito é crucial para saber se as reformas econômicas devem continuar no país.

“Se Milei perder as eleições legislativas, é bem provável que saia mais capital“, detalha.

Dumas explica que o peso argentino encontra-se sobrevalorizado em termos reais, uma situação que remete a experiências anteriores de crises financeiras na América Latina e na Ásia.

“A Argentina tem uma dívida externa de US$ 96 bilhões, dos quais 44 bilhões são devidos ao FMI (Fundo Monetário Internacional) até 2027”, relembra o especialista. Para ele, um aporte de US$ 20 bilhões, como o previsto para 2025, com a ajuda do presidente americano, Donald Trump, poderia ser perdido em apenas três ou quatro dias.

O resultado das eleições pode ser determinante para a criação de um Banco Central independente, o que pode permitir uma certa flutuação cambial, adotando metas para a inflação. Para Dumas, o governo argentino poderia seguir um “modelo semelhante ao implementado no Brasil em 1999”, pelo ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Representante dos EUA diz que conversa com Vieira foi “muito positiva”

O Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), Jamieson Greer, afirmou nesta quinta-feira (16), que a conversa entre o secretário...

Mencionar sanções em reunião com Rubio foi erro, diz Rubens Barbosa ao WW

A reunião entre o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, na Casa Branca deveria ter mantido o foco...

Rubens Barbosa: EUA adotam tom pragmático e impõem sua agenda ao Brasil

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se encontraram na Casa Branca nesta quinta-feira (16). Durante...