Especialista explica a dr. Kalil possíveis causas da menstruação irregular

A irregularidade menstrual é um fenômeno comum durante a adolescência, afetando cerca de 50% das jovens nos primeiros anos após a menarca. No entanto, segundo explicação de Isabel Sorpreso, professora associada de ginecologia da FMUSP, durante o CNN Sinais Vitais, “essa condição requer atenção médica quando persiste por longos períodos”.

Após três a cinco anos do início do ciclo menstrual, a maioria das adolescentes desenvolve ciclos regulares. Porém, uma parcela que varia entre 10% e 15% das jovens continua apresentando ciclos anovulatórios, “situação que demanda investigação médica”, afirma a especialista.

Causas e riscos

Entre as possíveis causas da irregularidade menstrual persistente, destacam-se condições como a síndrome dos ovários policísticos, que requer diagnóstico e tratamento específicos. Sorpreso ainda detalha que tumores na glândula adrenal podem estar relacionados à ausência de menstruação.

A realização do diagnóstico diferencial é fundamental para identificar a causa específica do problema e estabelecer o tratamento adequado.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Metanol e inflação prejudicam vendas de bares e restaurantes em setembro

As vendas do setor de bares e restaurantes caíram 4,9% em setembro, segundo levantamento realizado pela Stone e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares...

Museu do Louvre permanece fechado nesta segunda (20) após roubo de joias

O museu mais visitado do mundo, o Louvre, na França, permanecerá fechado nesta segunda-feira (20), informou um porta-voz, após um roubo de joias no...

Polícia investiga acidente de ônibus que deixou 17 mortos em PE

A Polícia Civil investiga o grave acidente de ônibus ocorrido na BR-423, em Saloá, no Agreste de Pernambuco, na última sexta-feira (17). O desastre...