Especialistas: Brasil cede espaço e oposição venezuelana aposta nos EUA

Em entrevista ao WW, Fernando Tibúrcio, advogado que atua na defesa de perseguidos políticos, e Ricardo de Toma, doutor em Estudos Estratégicos Internacionais, declararam que o Brasil perdeu sua posição como principal força regional na resolução da crise venezuelana, cedendo espaço para os Estados Unidos após pressões da oposição do país.

Tibúrcio, inclusive, revela um episódio significativo que ilustra o distanciamento brasileiro dessa questão. Segundo ele, “um emissário de María Corina Machado, vencedora do Nobel da Paz de 2025, entregou à senadora Tereza Cristina (PP-MS) documentos que comprovariam uma vitória expressiva da oposição venezuelana, com mais de 80% dos votos”. No entanto, as tentativas de levar essas informações ao governo brasileiro não foram bem-sucedidas.

Com o aparente desinteresse brasileiro em exercer um papel mais ativo na mediação da crise, “era natural que a oposição venezuelana redirecionasse seus esforços aos Estados Unidos e alguns países europeus”, ressalta o advogado.

Já Toma reforça a influência americana na questão venezuelana, quando Corina destacou publicamente dois pontos cruciais: a luta do povo venezuelano e, em segundo, o apoio específico do presidente dos EUA, Donald Trump, à causa da oposição.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Ataque Israelense no sul do Líbano deixa um morto e sete feridos

Ataques aéreos israelenses atinfiram a vila de Msayleh, no sul do Líbano, matando uma pessoa e deixando sete feridos neste sábado (11), segundo o...

EUA e Rússia podem estender último tratado sobre armas nucleares? Entenda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no início da semana que a oferta do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de estender voluntariamente...

Coreia do Norte exibe novo míssil intercontinental em desfile militar

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou um grande desfile militar exibindo o novo míssil balístico intercontinental diante de funcionários de alto-escalção internacionais, informou a...